Investimento na saúde

Nova UPA Alterosas será entregue à população de Betim

Inauguração será no sábado (31), e atendimento à população terá início na segunda (2). Estrutura de mais de 1.800 metros quadrados tem capacidade para realizar mais de 7.000 atendimentos

Publicado em 27 de julho de 2021 | 16:31

 
 
normal

Os moradores de Betim, na região metropolitana, ganharão mais um importante equipamento público na área da saúde. Neste sábado (31), será entregue a nova Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do Alterosas. A nova sede terá capacidade para realizar cerca de 7.000 atendimentos de urgência e emergência, 24 horas por dia. O atendimento à população estará disponível para os usuários a partir das 7h de segunda (2), quando a antiga UPA deixará de receber os pacientes. 

A nova sede tem 1.834 metros quadrados de área construída. Com espaços funcionais, acessíveis e climatizados, o equipamento conta com cinco consultórios de atendimento médico, uma sala para estabilização - com capacidade para até sete leitos -, duas salas para assistência a pacientes que necessitam de isolamento e três salas amplas de observação clínica com capacidade para abrigar até 21 leitos.

O espaço fica em uma das regiões mais populosas da cidade. “A unidade é referência para mais de 100 mil habitantes da cidade. É um equipamento maior e com ambientes mais adequados, o que proporcionará um atendimento de qualidade e humanizado, com mais conforto e segurança”, disse o secretário municipal de Saúde, Augusto Viana.

Para o prefeito Vittorio Medioli, a antiga sede da UPA Alterosas estava inadequada, e, agora, o serviço prestado à população poderá ser realizado com mais estrutura. "A nova UPA Alterosas vem cumprir uma obrigação que a prefeitura tem em garantir uma unidade com recursos físicos e assistenciais que atendam a maior região do município. Essa UPA tem um número muito superior de serviços que havia na antiga Unidade de Atendimento Imediato (UAI) da região. Desde o início da década de 2010, a prefeitura vem sendo multada seguidamente por descumprir a obrigação de substituir o antigo equipamento da UAI Alterosas. Agora, haverá uma melhoria significativa no atendimento à população", afirmou.

Essa é a segunda UPA nova que a gestão de Vittorio Medioli entra em funcionamento em Betim. A primeira foi a UPA Norte, que começou a atender a população em junho de 2019, após sete anos de espera. Na época, a prefeitura reformou toda a estrutura para iniciar o serviço.  

Rede de urgência da saúde de Betim
De acordo com a prefeitura, a rede de urgência e emergência de Betim conta, atualmente, com quatro Unidades de Pronto-Atendimento - as UPAs Norte, Teresópolis, Alterosas e Guanabara - e com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), além do serviço de pronto-atendimento do Hospital Orestes Diniz, gerenciado pela Fhemig. Juntas, as unidades realizam cerca de 20 mil atendimentos por mês.