Levantamento

Quase 70% avaliam bem gestão de Vittorio Medioli

Pesquisa da Quaest ouviu 1.500 moradores de Betim em todas as regiões. Entre empresários e comerciantes, uma das categorias mais afetadas pela pandemia da Covid-19, avaliação positiva é ainda maior: 79%

Por Vittorio Medioli

Publicado em 29 de julho de 2021 | 22:07

 
 
Vittorio Medioli
Colunista de Opinião
Colunista de Opinião
Vittorio Medioli Vittorio Medioli
aspas
normal

Passados seis meses de gestão do segundo mandato do prefeito Vittorio Medioli (sem partido), a administração dele na Prefeitura de Betim está mais bem avaliada pela população. A maioria – 67% – das 1.500 pessoas que responderam a um levantamento realizado pela Quaest Consultoria e Pesquisa no município afirmou que avalia positivamente a gestão de Medioli. O último levantamento feito pelo instituto na cidade, há cerca de quase um ano, em agosto de 2020, apontava 50% de satisfeitos. 

De acordo com a pesquisa atual da Quaest, outros 21% dos munícipes consideraram a administração regular. Apenas 7% disseram que a avaliam de forma negativa o governo municipal. Não responderam ou não souberam responder somam 4% dos entrevistados. 

Dos 1.500 moradores de Betim abordados, 300 são empresários ou comerciantes. E essa categoria, uma das mais afetadas pela pandemia da Covid-19, apresentou uma avaliação superior em relação ao total do público ouvido – 79% dos empresários ou comerciantes disseram que avaliam a gestão do atual prefeito de Betim como positiva; 16% a consideram regular, e só 3%, negativa. Não responderam ou não souberam dizer 1%.

“Prefeitos com avaliação positiva acima de 65% são raros hoje em dia. Se comparamos com os índices de avaliação antes da eleição do ano passado, é possível dizer que a administração está mais bem-avaliada hoje. Além disso, a prefeitura mantém índices muito positivos entre os comerciantes, uma demonstração clara de que eles aprovam as medidas tomadas pela prefeitura durante a pandemia”, analisou o cientista político e diretor da Quaest, Felipe Nunes. 

Entre homens e mulheres ouvidos pela Quaest Consultora e Pesquisa, os que mais avaliam o atual governo municipal como positivo são homens – 72% deles estão satisfeitos com a gestão. Já entre as mulheres, a avaliação positiva ficou por conta de 64%. 

Considerando-se a faixa etária da população entrevistada, os jovens de 18 a 24 anos foram os que mais consideraram a gestão municipal positiva: 73%.

Os moradores entrevistados apontaram as áreas da administração de Vittorio Medioli que eles mais bem avaliam. De 11 setores da gestão, nove deles tiveram avaliação mais positiva do que negativa. Um dos destaques é a iluminação pública, citada positivamente por 73% dos entrevistados. Creches e escolas tiveram a preferência de 54% e 51%, respectivamente. Limpeza urbana (47%), asfalto de ruas e avenidas (43%), segurança e postos de saúde (40%) completam o ranking. 

A Quaest ouviu pessoas com mais de 18 anos, moradores de todas as dez regiões de Betim. A pesquisa tem uma margem de erro de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos. O intervalo de confiança do levantamento é de 95%.