Preparação

Betim realiza conferência para debater políticas públicas de assistência social

Encontros, que seguirão as regras de segurança por causa da Covid, terão início na próxima semana e realizados em cada regional. Confira o cronograma

Publicado em 08 de julho de 2021 | 20:29

 
 
normal

A Prefeitura de Betim e o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) estão se preparando para a XIII Conferência Municipal de Assistência Social, em agosto. Antes disso, porém, 12 pré-conferências serão realizadas pelas dez regionais. 
Em função da pandemia, as pré-conferências contarão com a presença restrita de delegados, convidados e comissão organizadora. 

Para garantir a participação dos beneficiários do Sistema Único de Assistência Social (Suas) caberá às 16 unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (CRASs) indicarem os participantes dos 12 encontros.

"Essa é a nossa forma de oferecer condições para garantir a pluralidade de opiniões e o fortalecimento de vínculo das pessoas atendidas em nossos equipamentos públicos, dos trabalhadores e das entidades parceiras da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). Também vamos dar prioridade aos participantes que já foram vacinados contra a covid-19", explica o coordenador da Proteção Social Básica, Maciel Viana. "Serão 40 usuários por cada pré-conferência", completa.

A presidência do CMAS é ocupada, atualmente, pela Associação de Proteção à Maternidade, Infância e Velhice (Apromiv), por meio da representante da entidade, a advogada Izabella Miranda Sales. Ela ressalta que é importante que ocorra a participação popular para garantir a opinião do usuário no debate e nas propostas da assistência social. "O usuário tem um papel fundamental que é o de construir, junto com as autoridades e com a sociedade civil organizada, a política pública em nossa cidade", revela.

De acordo com a secretária municipal de Assistência Social e vice-prefeita, Cleusa Lara, ouvir a população garante a oferta de serviços, programas e projetos cada vez mais humanizados. "Estamos todos empenhados em promover um debate amplo, seguro e propositivo que esteja de acordo com a importância do tema e do tamanho de Betim. Para seguir as regras de biossegurança, neste ano, vamos transmitir a conferência pelo canal oficial da prefeitura no YouTube. Tudo para facilitar a participação do maior número de pessoas", adianta.

Confira o cronograma por Regional das pré-conferências, que serão das 13h30 às 16h30. 

Teresópolis: CRAS Teresópolis e Vila Recreio - 13/07 - Escola Municipal Aristides José da Silva (R. Araçá, 29 - Santo Antonio)    

PTB: CRAS Cruzeiro PTB e Guanabara 14/07 - Escola Municipal Maria Mourici Granieri (R. José Martiliano de Souza, 250 - Guanabara)  

Imbiruçu: CRAS Imbiruçu e Jardim Perla 15/07 - Caic (Av. Nova York, 90- Capelinha)  

Norte: CRAS Norte 20/07 - CRAS Norte (Av. Quatro, 3 - Vila das Flores)    

Vianópolis: CRAS Vianópolis 21/07 - CRAS Vianópolis (R. Esmeraldas, 35- Vianópolis)    

Centro:  CRAS São João e Bandeirinhas 22/07 - Parque de Exposições David Gonçalves Lara (Rua do Rosário, 1840 - Angola)  

Citrolândia: CRAS Citrolandia e Alto Boa Vista 23/07 - Escola Municipal Frei Edgard Groot (R. Geraldo José Viêira, 21 - Citrolândia)  

Petrovale:  CRAS Petrovale 27/07 - Escola Municipal Valério Ferreira Palhares (R. Israel, 75 - Petrovale) 

Icaivera: CRAS Icaivera 28/07 - CRAS Icaivera (Rua Amongueaba, 167- Icaivera)    

Alterosas:  CRAS Alterosas I e CRAS Alterosas II - 29/07 -  Escola Municipal Florestan Fernandes (R. Chuva-de-Ouro, 90 - Jardim Alterosas)