Pets

Feira de adoção terá 40 cães e gatos em Betim

Evento quer reforçar combate à leishmaniose

Publicado em 12 de agosto de 2021 | 23:11

 
 
normal

As baixas temperaturas continuam em parte do Estado e também em Betim. E, para combater o frio e outras adversidades que acometem os animais de rua, a Superintendência de Proteção e Bem-Estar Animal (Sepa), da prefeitura, promove mais um Dia de Adoção de Cães e Gatos na cidade neste sábado (14). 

A ação, que terá 40 cães e gatos acolhidos pela Sepa disponíveis para adoção, ocorrerá das 9h às 13h, na sede do órgão, que fica dentro do Parque de Exposições David Gonçalves Lara. 

Segundo a superintendente da Sepa, Roberta Cabral, os bichinhos adultos que estarão na feira já foram castrados e estão vermifugados, e os filhotes foram vermifugados. 

Para adotar um dos pets, é necessário ter mais de 18 anos e apresentar carteira de identidade, CPF e um comprovante de residência. O interessado também precisará preencher um termo de responsabilidade.

Agosto Verde
Esta edição do Dia de Adoção de Cães e Gatos acontece no Agosto Verde, mês marcado pelo combate à leishmaniose, uma das doenças que mais motivam a eutanásia de cachorros. A médica veterinária Juliana Oliveira Matos de Rezende, que atende animais na Sepa, ressalta a importância da prevenção da leishmaniose, já que ainda não há cura para a doença, embora seja possível tratá-la. “Muitos cuidados podem evitar a zoonose, que é grave e, se não tratada, pode evoluir a óbito”, disse. 

Cuidados com cachorro

Alguns cuidados são muito importantes para o combate à leishmaniose: 

  • Manter o quintal e a casinha do cachorro limpos;
  • Proteger o animal no horário do lusco-fusco (ao amanhecer e ao entardecer), quando o mosquito que transmite a leishmaniose prefere picar; 
  • Evitar acúmulo de materiais orgânicos no quintal, como restos de folhas);
  • Plantar citronela no quintal de casa;
  • Vacinar o cachorro contra a zoonose;
  • Usar coleira que repele o mosquito no bichinho.