Saúde

Betim: mãos que conduzem para passos de superação

Tratamento diferenciado de fisioterapia auxilia na recuperação de pacientes internados com Covid-19

Publicado em 19 de agosto de 2021 | 23:36

 
 
normal

Os dias são longos para aqueles que aguardam um familiar receber alta após a internação pelo coronavírus. Mas eles demoram ainda mais pra passar para os pacientes que aguardam em um quarto o momento tão desejado de voltar para o aconchego do lar.

Preocupada com os impactos dessa situação, a equipe de fisioterapia do Centro de Cuidados Intensivos para a Covid-19 (Cecovid-Betim) começou a promover diariamente atividades ao ar livre no terraço do hospital. Na iniciativa, os pacientes em melhor estado de saúde, que não estão mais dependentes de oxigênio e já não transmitem o coronavírus, são levados ao espaço para realizarem alongamentos, exercícios leves e pequenas caminhadas.


A idealizadora da atividade, a fisioterapeuta intensivista Alessandra Canêdo, explica que a ideia é propiciar para aqueles que já estão atravessando um momento desafiador um alento para o corpo e mente. 
“Ao saírem da enfermaria e irem para uma área ao ar livre, os pacientes ficam mais esperançosos com a recuperação e se sentem melhor. Tem paciente que fica muito emocionado só de ver novamente o céu. É muito gratificante”, diz.