Social

Prefeitura de Betim e iniciativa privada se unem para promover ações solidárias

Por meio da parceria, governo e iniciativa privada começaram a distribuir alimentos para pessoas em situação de vulnerabilidade na cidade

Publicado em 04 de agosto de 2021 | 11:25

 
 
normal

Ampliar ações e atividades de promoção e impacto social em prol do desenvolvimento social de Betim. É com esse objetivo que a Prefeitura de Betim, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), e a Essencis, se uniram. Juntas, elas começaram a distribuir alimentos para pessoas em situação de vulnerabilidade na cidade, através da campanha batizada de #Valeu.

Na primeira ação, foram entregues 62 cestas ao Banco de Alimentos, coordenado pela Superintendência de Proteção Alimentar. Os itens alimentícios foram garantidos em parceria com a Fundação Vale, Ação da Cidadania e a ONG A Rebeldia.

O coordenador da Proteção Social Básica de Betim, Maciel Viana, explicou que já foram beneficiadas 200 famílias com um cartão alimentação de R$ 100. “Receber essa doação ajuda muito a colocar comida na mesa. O auxílio de empresas como a Essencis contribui significativamente cm nosso trabalho de cuidar de quem mais precisa”, avaliou.

Segundo o responsável pelo setor de Comunicação e Responsabilidade Socioambiental da Essencis, Fred Mendes, a empresa já apoiou, neste ano, mais de 500 famílias em Betim. “Se pensarmos desde o início da pandemia, já investimos mais de R$ 100 mil em ações sociais. A parceria com a prefeitura vem reforçar a rede de proteção social da cidade e aperfeiçoar nosso trabalho”, afirmou.

Para a vice-prefeita e secretária municipal de Assistência Social, Cleusa Lara, é preciso unir poder público e iniciativa privada na ampliação das políticas públicas que contemplam quem mais precisa. “Sabemos das dificuldades que pessoas vulneráveis socialmente enfrentam dia a dia. Por isso, contar com o apoio de empresas como a Essencis MG amplia o nosso alcance e renova nossa fé de que, juntos, vamos vencer esses desafios e promover autonomia por meio da empregabilidade de quem precisa de um suporte”, completou.

Contratações locais

Outra área contemplada pela parceria entre o governo municipal e a Essencis é a contratação de mão de obra local. De acordo com a analista de RH da empresa, Lucélia Lima, a prefeitura tem acesso a um grande banco de dados de candidatos e a parceria garantirá acesso aos trabalhadores locais.

“Hoje, nossa prioridade de contratação é por profissionais da cidade. Quase 90% dos nossos colaboradores são daqui e poder ampliar este número é muito importante”, ressaltou.

Inclusão social

Por meio da Coordenadoria de Assistência e Apoio à Pessoa com Deficiência (CAAPD), a prefeitura está auxiliando na construção do Programa de Inclusão da Pessoa com Deficiência (PCD) na empresa. A parceria consiste em realizar um amplo diagnóstico interno na Essencis MG.

“Nosso objetivo, além de apontar as modificações estruturais para receber os novos colegas, é sensibilizar o público interno para acolher e trabalhar dia a dia com os colegas que possuem algum tipo de limitação motora, auditiva, visual, dentre outras. O modelo que estamos desenvolvendo na Essencis será aplicável nas demais empresas da cidade, um verdadeiro avanço na inclusão dos nossos PCDs no mercado de trabalho”, disse.