Covid-19

Atual número de pacientes intubados em Betim é o menor desde janeiro deste ano

Na quinta (2), Cecovid 4 registrou 14 internados fazendo uso de ventilação mecânica; no pico da pandemia, em abril, eram 84 pacientes nessa situação, 83,3% a mais

Publicado em 02 de setembro de 2021 | 23:01

 
 
normal

O número de pacientes internados em UTI que precisam de ventilação mecânica na luta contra a Covid-19 em Betim atingiu, em setembro, o menor índice desde janeiro deste ano. Levantamento da Secretaria Municipal de Saúde mostra que, na última quinta-feira (2), o Centro de Cuidados Intensivos (Cecovid 4) havia registrado 14 pessoas internadas fazendo o uso de respiradores, 83,3% a menos do que no dia 10 de abril, quando foram contabilizados 84 pacientes intubados. Os dados levam em consideração toda a população atendida na região de Saúde, que é composta por 13 municípios, inclusive Betim. 

Para o secretário municipal de saúde, Augusto Viana, alguns fatores foram preponderantes para esse saldo positivo. “O avanço da vacinação é um deles. Já completamos 100% da vacinação do Plano Nacional de Imunização (PNI) e, nesta sexta-feira (3), encerraremos também a aplicação das primeiras doses na população adulta da faixa dos 59 a 18 anos. Com esse avanço, conseguimos perceber a diminuição da taxa de ocupação de leitos”, pontuou.

Segundo o gestor, o aumento da consciência coletiva da sociedade e as medidas de biossegurança adotadas pela prefeitura também contribuíram para a queda no número de pacientes intubados: “A prefeitura, desde o ano passado, vem de desenvolvendo um conjunto ações que visam elevar a consciência coletiva da sociedade. Percebemos que as pessoas têm respeitado e comprido mais as normas sanitárias. O poder público, sozinho, não consegue fazer o enfrentamento contra a Covid”, salientou Viana.