Acessibilidade

Câmara faz homenagem a professor que criou aplicativo inclusivo

Eder Júlio Rocha de Almeida, 33, desenvolveu plataforma para o socorro médico, policial e bombeiro de pessoas com deficiência auditiva

Publicado em 09 de setembro de 2021 | 23:34

 
 
normal

O enfermeiro e professor universitário em Betim Eder Júlio Rocha de Almeida, 33, foi condecorado com uma moção de congratulação durante uma homenagem feita pela Câmara Municipal nesta semana. O reconhecimento foi dado devido ao aplicativo desenvolvido por ele para o socorro médico, policial e bombeiro de pessoas com deficiência auditiva. A plataforma Socorro pelas Mãos conecta pessoas com deficiência auditiva a serviços de urgência e emergência.

O professor conta que a ideia do aplicativo veio de um episódio triste presenciado: “fui atender um chamado e me deparei com uma situação angustiante, um filho que tinha presenciado o pai passando mal com muitas dores no peito, mas não conseguiu acionar a urgência por causa da sua surdez. Infelizmente, o pai veio a óbito”, relatou, com emoção, o enfermeiro.

A plataforma, desenvolvida com a colaboração de pessoas surdas, segundo o criador, estará disponível para iOS e Android ainda neste mês.