Trabalho

Betim é a 4ª cidade de MG e a 39ª do país que mais criou empregos em 2021

Segundo o Caged, foram geradas 8.672 vagas formais no ano passado, o melhor resultado do município desde a série histórica

Publicado em 31 de janeiro de 2022 | 16:46

 
 
normal

Betim criou 8.672 empregos formais em 2021, conforme balanço divulgado nesta segunda (31) pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Foi o melhor saldo da série histórica (desde 2004), acima até de 2011, que, até então, tinha sido o último ano com o melhor resultado (com 6.287 vagas). Com esse resultado, a cidade é a quarta de Minas Gerais (entre 853) e a 39ª do país (entre mais de 5.500) que mais gerou vagas com carteira assinada. 

 

oi o quarto ano consecutivo em que a cidade obteve saldo na geração de postos de trabalho, contratando mais pessoas do que demitindo. No ano passado, foram registradas 53.059 admissões contra 44.387 demissões. 

A indústria liderou o ranking com a criação de 3.947 empregos formais - 45% do saldo positivo. Em seguida, aparecem os setores de serviços, com 2.311 vagas geradas, e de comércio, com 1.840. 

"É um resultado muito bom, que mostra que o município está agindo para trazer mais empresa e dando oportunidades para pessoas da cidade. Muitas empresas estão fazendo seleção de trabalhadores na Seter (Superintendência de Trabalho, Emprego e Renda), e isso faz com que os moradores da cidade sejam mais comtemplados. O município se aproximou do setor produtivo, e buscamos as empresas para que elas ofertem as oportunidades. Além desse saldo histórico, Betim comemora a diversificação de sua economia, pois vemos que outros setores, como os de serviços e do comércio, tiveram resultados expressivos. O peso não ficou apenas na indústria, que sofre bastante com influências externas e crises internacionais e nacionais", destaca o superintendente de Trabalho, Emprego e Renda, Antônio Carlos de Matos Rocha. A Seter é ligada à Secretaria de Assistência Social. 

A maioria dos trabalhadores contratados em Betim está na faixa de 18 a 24 anos (5.445) e com ensino médio completo (6.619). Foram 4.368 mulheres e 4.304 homens. 

O secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Alexandre Bambirra, afirma que a prefeitura tem oportunizado a chegada de novos investimentos à cidade, desburocratizando os processos e atraindo empreendimentos de todos os setores da economia.

"O empreendedor encontra um ambiente favorável para investir em Betim. A cidade ficou muito tempo calcada no setor petroquímico e automotivo, mas está mudando isso, diversificando o ambiente econômico. Chegaram, nos últimos anos, grandes empresas de logística, por exemplo. A prefeitura expandiu o Distrito Industrial do Bandeirinhas, que já tem 65 empresas que compraram terrenos, e vai começar, após as chuvas, as obras do distrito da BR-262, que possui 25 empresas certas de se instalarem. Isso fora os distritos particulares", acrescenta o secretário.