Eleições 2022

Prefeitura de Betim já começa a recolher santinhos neste domingo

Principais corredores comerciais da cidade recebem trabalhadores da limpeza urbana para varrer e retirar materiais de campanha jogados nas ruas; previsão é que mutirão dure três dias e envolva 300 profissionais

Publicado em 02 de outubro de 2022 | 19:53

 
 
normal

Ainda não é possível saber a quantidade de lixo gerado nas ruas de Betim, na região metropolitana, com os famosos santinhos de candidatos jogados na rua, mas já neste domingo (2) a prefeitura age para dar início a um mutirão de limpeza a fim de retirar toda a sujeira feita no município nestas eleições.

Ao todo, serão empenhados cerca de 300 trabalhadores da Diretoria de Serviços Ambientais da Empresa de Construções, Obras, Serviços, Projetos, Transporte e Trânsito de Betim (Ecos) para o trabalho, que deve ser finalizado em três dias, conforme estima o responsável pela diretoria, Ubiratan Santana Moreira. 

Neste domingo, o alvo foram as escolas da área Central de Betim, que, segundo Ubiratan,  tiveram um grande volume de material jogado no chão. “O trabalho teve início ainda durante o horário de votação com foco em melhorar o acesso dos eleitores às escolas”, explicou o diretor.

De acordo com ele, a ação de limpeza seguirá ao longo da noite, nos principais corredores comerciais de Betim, para se evitar que que a sujeira atrapalhe as atividades profissionais nesta segunda (3), a partir de quando será iniciado um grande mutirão, com todas as equipes de varrição e capina do município, cerca de 300 trabalhadores, empenhadas para retirar santinhos e também as bases dos chamados wind banners, materiais instalados nos canteiros centrais pelos candidatos. 

Reciclagem

Ubiratan informa que todo o material de papel será encaminhado para a Associação dos Catadores de Papel, Papelão e Materiais Reaproveitáveis de Betim (Ascapel) para ser reciclado, assim como as bases de wind banner recolhidas serão levadas até a Usina de Reciclagem de Resíduos da Construção Civil. 

Ubiratan estima que, pelo volume de trabalho realizado até o momento, a prefeitura deverá gastar de dois a três dias para limpar todas as regiões da cidade.