Publieditorial

Maior iniciativa de responsabilidade social do Sicredi chega a Juatuba

O Programa A União Faz a Vida leva valores de cooperação e cidadania para crianças e jovens em âmbito nacional há 27 anos

Publicado em 07 de outubro de 2022 | 08:00

 
 

O Sicredi, instituição financeira cooperativa com mais de 6 milhões de associados e presença em todos os Estados brasileiros e no Distrito Federal, através do Programa A União Faz a Vida, principal iniciativa de responsabilidade social do Sicredi, objetiva construir e vivenciar atitudes e valores de cooperação e cidadania, por meio de práticas de educação cooperativa, contribuindo para a educação integral de crianças e adolescentes, em âmbito nacional.

A Sicredi Região Centro RS/MG, uma das 108 cooperativas integrantes do sistema Sicredi, possui o programa atualmente em 15 municípios da sua área de atuação, levando formação e informação à 69 escolas, 1.447 professores, 14.628 alunos e 430 projetos desenvolvidos apenas no ano de 2022.

Agora, a cooperativa amplia a atuação do programa para o estado de Minas Gerais, na cidade Juatuba. Inicialmente, o projeto será implementado nas escolas municipais Miguel Rodrigues Duarte, Alípio Nogueira do Amaral e padre Moacir Cândido Rodrigues, impactando inicialmente mais de 1.650 alunos e 144 professores.

"O Programa A União Faz a Vida promove a formação continuada dos educadores, por meio de encontros orientados pelas assessorias pedagógicas e intensificadas, no universo educacional do município, com as práticas de cooperação e cidadania. A proposta está alicerçada em uma rede de compromisso atuante, formada pelo Sicredi, prefeituras, assessoria pedagógica e apoiadores e pela comunidade", disse o diretor executivo da Sicredi Região Centro RS/MG, Luiz Alberto Machado Lopes.

Através da metodologia de projetos parte-se para a construção do conhecimento, de habilidades e atitudes que sempre estão envoltos em muitas perguntas, que promovem articulações e intervenções, que, a partir dos seus registros, vão contando/narrando histórias.

Ao finalizar um projeto, sempre há uma nova história para contar; uma história das aprendizagens feitas, uma história de vida e uma história de grupo e comunidade.

“Afinal, é a cooperação que promove transformação, por meio dela é possível desenvolver, entre tantos valores sociais, o protagonismo dos estudantes em seu processo de aprendizagem, as habilidades socioemocionais, a consciência do seu papel como cidadãos e o fortalecimento dos relacionamentos interpessoais. Entre os professores, a cooperação favorece a experiência do compartilhamento de novas formas de ensinar e aprender, a valorização dos conhecimentos das comunidades locais, o desenvolvimento da criatividade, assim como uma maior abertura e determinação para enfrentar de modo cooperativo os novos desafios”, afirma o presidente do conselho de administração da Sicredi região Centro RS/MG, Pedro Dias Ferreira.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua.

Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 6 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.200 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando mais de 300 produtos e serviços financeiros.

Sobre a Sicredi Região Centro RS/MG

A Sicredi Região Centro RS/MG, uma das 108 cooperativas integrantes do sistema Sicredi, é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua.

Fundada em 1914, foi a 4ª instituição financeira da América Latina. Conta com mais de 80 mil associados e 33 agências distribuídas entre os estados* do Rio Grande do Sul e Minas Gerais.

Área de atuação do Sicredi

Rio Grande do Sul: Santa Maria, Itaara, Dilermando de Aguiar, São Martinho da Serra, Toropi, São Pedro do Sul, São João do Polêsine, Dona Francisca, Nova Palma, Faxinal do Soturno, Restinga Seca, Formigueiro, São Sepé, Vila Nova do Sul, Caçapava do Sul, Lavras do Sul, Santana da Boa Vista e Piratini.

Minas Gerais: Belo Horizonte, Contagem, Betim, Ribeirão da Neves, Santa Luzia, Ibirité, Sabará, Vespasiano, Nova Lima, Caeté, Sarzedo, Juatuba, São José da Lapa, Raposos, Rio Acima e Confins.