Publieditorial

Série BH Instrumental retoma a Betim e estreia com show do Trio Corrente

Programação é inteiramente gratuita, e a troca de ingressos começa nesta sexta (18); confira as datas e locais

Publicado em 18 de novembro de 2022 | 11:22

 
 

Durante os meses de novembro e dezembro, a Série BH Instrumental vai à Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, para apresentar o melhor da música instrumental nacional.

Quem abre o projeto na cidade é o Trio Corrente (SP), vencedor de um Grammy Award e um Grammy Latino, com pocket show de abertura do Clube do Jazz de Betim, no dia 26 de novembro, às 20h, no Teatro Municipal de Betim.

Os ingressos serão gratuitos, mediante troca solidária. A Série BH Instrumental é realizada pela Veredas Produções com o patrocínio do Instituto Unimed-BH, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores, e em Betim conta também com o copatrocínio do Grupo SADA, ambos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Nesta edição, tem o apoio da Prefeitura de Betim, através da Secretaria Municipal de Arte e Cultura (BetimCult).

O Trio Corrente, destaque da programação da edição, possui uma carreira consagrada e é formado por Fábio Torres (piano), Paulo Paulelli (baixo) e Edu Ribeiro (bateria). O grupo traz em seu repertório clássicos da MPB e um intenso trabalho autoral, além de espaço para a criação momentânea e improviso característico do jazz.

Em Betim, o trio propõe um passeio aos últimos trabalhos desenvolvidos durante a pandemia, em comemoração aos 20 anos do Trio Corrente, que traz clássicos do Clube da Esquina, como “Travessia”, do choro com “Flor Amorosa” e a música nordestina “Feira de Mangaio”. No repertório do show também constam duas músicas próprias, inclusive, inéditas, e uma leitura em homenagem aos grandes autores mineiros como Milton Nascimento e Toninho Horta, adaptando essas incríveis melodias à concepção livre e jazzística do grupo.

Escalado para abrir a noite, o Clube do Jazz de Betim, criado a partir da iniciativa do baterista Paulinho Serafim em unir amigos apaixonados pelo jazz e pela música brasileira, com o objetivo de ampliar a circulação dos artistas regionais do gênero na cidade, irá apresentar canções do jazz, bossa nova e MPB.

Para a apresentação especial de abertura, o clube estará formado por Gustavo Figueiredo (Piano), Hugo Silva (baixo), Elias Santos (guitarra) e por seu idealizador Paulinho Serafim (bateria).

Além dos shows, a edição de novembro da Série BH Instrumental, em Betim, realizará três ações formativas, unidas por uma linha de apresentação de gêneros musicais “Do Choro ao Jazz”, com a participação de grandes defensores dos estilos que permeiam a temática.

O Grupo Toca de Tatu destacará o “O Choro no Contemporâneo”, no dia 24 de novembro (20h); O Quarteto do saxofonista Breno Mendonça abordará “O Samba-Jazz”, no dia 25 de novembro (20h); e o Trio Corrente desdobrará “O Jazz Brasileiro” e sua execução em trio, no dia 26 de novembro (14h).

As ações formativas serão realizadas na tradicional Casa de Cultura de Betim com emissão antecipada dos ingressos, gratuitos, pela plataforma Sympla.

O que vem pela frente?

Para dezembro, o acordeonista mineiro Célio Balona encerrará a temporada 2022 da Série BH Instrumental, integrando às comemorações pelos 84 anos da cidade de Betim, também no Teatro Municipal recém-inaugurado.

A Série BH Instrumental é realizada pela Veredas Produções com o patrocínio do Instituto Unimed-BH, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores, e em Betim conta também com o copatrocínio do Grupo SADA, ambos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Nesta edição, tem o apoio da Prefeitura de Betim, através da Secretaria Municipal de Arte e Cultura (BetimCult).

Sobre a série BH Instrumental

Realizado pela Veredas Produções, há mais de 15 anos, com idealização de Rose Pidner, o projeto integra o Circuito Instituto Unimed-BH e busca divulgar a música popular instrumental.

A série traz aos palcos grandes instrumentistas, com o objetivo de formar público para o gênero e popularizar o acesso a espetáculos de qualidade, desenvolvendo, assim, a consciência crítica dos cidadãos. Conta com o patrocínio do Instituto Unimed-BH, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, através do incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores.

Sobre o Instituto Unimed

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos socioculturais e ambientais visando à formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentar a economia criativa, valorizar espaços públicos e o meio ambiente.

Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$155 milhões por meio das Leis municipal e federal de Incentivo à Cultura, fundos do Idoso e da Infância e Adolescência, com o apoio de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH.

No último ano, mais de 6,5 mil postos de trabalho foram gerados e 4,8 milhões de pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.

Acesse www.institutounimedbh.com.br e saiba mais.

Serviço

Confira a programação completa:

24/11 Aula-show: “O Choro Contemporâneo”, com o grupo Toca de Tatu

Horário: 20h

Local: Casa de Cultura de Betim

25/11 Espetáculo: “Músicas e Histórias: Samba Jazz”, com Breno Mendonça Quarteto e Mário Alves

Horário: 20h

Local: Casa de Cultura de Betim

26/11

Workshop: “O Jazz Brasileiro”, com Trio Corrente

Horário: 14h

Local: Casa de Cultura de Betim

Show: Trio Corrente – abertura com o Clube de Jazz Betim

Horário: 20h

Local: Teatro Municipal de Betim

Sobre o acesso

Programação inteiramente gratuita, mediante troca solidária, e os ingressos antecipados poderão ser retirados, a partir do dia 18/11, pela plataforma Sympla: www.sympla.com.br/veredasproducoes ; e nos pontos presenciais: na Casa de Cultura de Betim – de segunda a sexta-feira, entre 10h e 17h.

Também estarão disponíveis ingressos nos dias das atividades, sendo: a partir de meia hora antes de cada programação prevista para a Casa de Cultura (sujeito a limitação da capacidade do espaço); e para os shows, no dia 26, a partir das 18h (duas horas antes), na bilheteria do Teatro Municipal de Betim.

Troca solidária

Todos os ingressos serão condicionados à troca de 1kg de alimento não perecível, no ato da retirada presencial ou no momento de acesso às atividades junto aos ingressos digitais.