Doação

Projeto faz ação para estimular a doação de sangue e medula óssea

Reconhecida pela OMS, Vida Por Vidas existe desde 2005

Publicado em 25 de novembro de 2022 | 14:38

 
 
normal

O projeto Vida Por Vidas realiza, nesta sexta-feira (25), uma ação para comemorar o Dia Nacional do Doador de Sangue. O Hemominas Betim recebeu doadores convidados e voluntários.

A iniciativa, que existe há 18 anos e tem o reconhecimento da Organização Mundial da Saúde (OMS) como referência para a América do Sul, visa fomentar a doação de sangue e medula óssea no mundo. É composta por ações realizadas durante todo o ano, como eventos com oferta de serviços gratuitos - como auxílio jurídico e atendimento de saúde -, distribuição de brindes, guloseimas e outras atividades. Também são feitas palestras, lives nas redes sociais com personalidades, além de passeatas. Tudo isso para promover a conscientização sobre a importância da causa.

O coordenador do projeto, Alessandro Victor, fala da relevância da ação. “É importante ressaltar que o sangue doado pode salvar até mais de uma vida. Isso porque a quantidade colhida é dividida em componentes que beneficiam até quatro pessoas”, explica. Acerca do cadastro para doação de medula óssea, ele destaca a facilidade do processo. “O  interessado deve comparecer a uma unidade do Hemominas, onde ele passa por uma entrevista, retira 5 ml de sangue e tem os dados cadastrados em um banco. Quando alguém compatível surgir, ele será convocado”, pontua. 

O hall do Centro Administrativo da Prefeitura de Betim, receberá, no próximo dia 15 de dezembro, um evento nos moldes do que ocorreu nesta sexta, desta vez em parceria com o Grupo Iberoamericano de Medicina Transfusional (GCIAMT). Quem comparecer poderá realizar o cadastro para ser doador de medula óssea.