Seja você o Bom Velhinho

Grupos e entidades de Betim se mobilizam pra ajudar quem mais precisa

Brinquedos, alimentos e roupas e calçados estão distribuídos as pessoas em vulnerabilidade na cidade neste Natal; veja as iniciativas

Publicado em 15 de dezembro de 2022 | 21:30

 
 
normal

As festividades do fim de ano são uma época em que as ações solidárias para amenizar a dor e a invisibilidade de quem vive em situação de vulnerabilidade social se multiplicam.

Em Betim, na prefeitura, por exemplo, as secretarias municipais de Assistência Social (Semas) e Adjunta de Administração se uniram para mobilizar os servidores a doarem presentes para crianças e idosos assistidos pela Semas. Neste segundo ano da ação, foram recolhidas quase 260 cartinhas de Natal. Os presentes serão entregues na terça-feira (20) para representantes das instituições participantes, durante um café especialmente preparado para esse fim. 

No Alterosas, pelo segundo ano consecutivo, crianças carentes da região vão ganhar, neste domingo (18), uma grande festa na Escola Municipal Olímpia Maria da Glória, com a presença ilustre do Bem Velhinho e com direito a algodão-doce, picolé, cachorro-quente e refrigerante.

“Assim como ocorreu em 2021, vamos entregar para as crianças brinquedos que conseguimos por meio de parceiros, como moradores e comerciantes da região. Em 2021, conseguimos doar cerca de 700 brinquedos. Neste ano, queremos repetir a dose e fazer a alegria da criançada”, diz um dos idealizadores da ação, Lieslei Lima, o Baé, um dos primeiros moradores do bairro Jardim Alterosas. 

Cerca de 300 crianças da região do PTB terão neste sábado (17) um dia para ficar registrado na memória e guardado no coração. Elas receberão brinquedos arrecadados pela Paróquia Santa Teresa de Calcutá em uma animada festa que será realizada na sede da Sociedade São Vicente de Paulo, no bairro Guanabara.

O evento solidário conta com a ajuda de 50 voluntários e com o apoio do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG), que fará a doação de brinquedos fabricados por pessoas privadas de liberdade.

“A festa terá a presença do Papai-Noel, que vai entregar os brinquedos para as crianças cadastradas. A programação também contará com rua de lazer, proporcionando momentos de diversão para as crianças, além da distribuição de lanches, como pipoca, algodão doce e cachorro-quente”, explica o padre Alan Pereira.

No dia 24, véspera da Natal, cerca de 400 lembrancinhas serão entregues durante uma carreata para crianças que moram nas comunidades dos bairros Marimbá e Santo Afonso. A ação beneficente, promovida pelo sexto ano pelo Projeto Sonhart, conta com a colaboração de parceiros para a aquisição dos presentes, além dos voluntários, que estão recolhendo e vão ajudar a distribuir os mimos para a criançada.

“Natal é tempo de espalhar amor, alimentar a esperança e renovar as forças. Fazer o bem e promover a união é a missão do Sonhart”, salienta a coordenadora do projeto, Célia Maria. “Um dia antes, faremos uma grande ceia com os 200 alunos assistidos pela instituição, quando também entregaremos lembranças para cada um deles”, completa Célia. 

Pessoas em situação de rua vão ganhar um almoço especial de Natal, neste sábado (17), às 13h, na praça Tiradentes, no centro. Organizado pela Ação Emergencial para Moradores em Situação de Rua de Betim e com o apoio da Pastoral de Rua da Paróquia São Judas Tadeu, a ação solidária estima assistir no dia 170 pessoas, que ganharão ainda roupas e calçados doados.

“Estamos tentando também conseguir que um coral se apresente no dia e torne este momento mais especial”, diz o coordenador da Pastoral de Rua, João Lima. Quem quiser ajudar pode procurar a sede da Ação Emergencial, que fica no coreto ao lado da Paróquia São Judas Tadeu, no bairro Bueno Franco, ou ligar para os telefones (31) 99946-1079 e (31) 99681-6586.