Covid-19

Procura por reforço segue baixa em Betim

Apenas 52,6% da população recebeu a terceira dose da vacina na cidade

Publicado em 02 de dezembro de 2022 | 22:10

 
 
normal

A prefeitura fez um balanço da vacinação contra a Covid-19 no município e constatou que, mesmo com as ações de mobilização feitas pelo município, a procura pelas doses de reforço continua abaixo do esperado. Até o momento, receberam o primeiro reforço (ou a terceira dose) 236.605 pessoas, cerca de 52,6% da população. Considerando somente os jovens de 12 a 17 anos, a cobertura está ainda mais baixa, em 31,9%. Para o público de 18 a 39 anos, estima-se que a cobertura seja de 52,6%. Para o segundo reforço (ou quarta dose), disponível para pessoas imunocomprometidas, profissionais de saúde e pessoas acima dos 40 anos, a cobertura está em 17,5%, ou seja, apenas 78.802 pessoas receberam o complemento. 

A secretária de Assistência à Saúde, Gabriela Gonzalez, ressalta que “somente com todas as doses do esquema vacinal é que as pessoas estarão protegidas contra o vírus”. “Por isso, clamamos àqueles que ainda não se apresentaram para receber o reforço que procurem uma das 38 UBSs do município ou o Vacimóvel para atualizar o esquema vacinal”, pede a gestora.

Segundo a Secretaria de Saúde do município, desde o início de novembro, as UBSs intensificaram o trabalho de busca ativa dos usuários que estão com alguma dose em atraso. 

Além disso, o Vacimóvel percorre pontos da cidade com grande circulação de pessoas, além de visitar empresas, instituições de ensino e grandes eventos oferecendo a vacina contra a Covid-19. 

O cronograma é divulgado semanalmente nas redes sociais e no site da prefeitura.