Aventura

Metalúrgico de Betim faz viagem de 1.500 km de bicicleta

Ciclista de 48 anos completou percurso em nove dias; ele conta os 'perrengues' que viveu no caminho

Publicado em 10 de fevereiro de 2022 | 19:49

 
 
normal

Foi depois de ter sido desafiado pela filha que o metalúrgico de Betim Ivo Pinheiro Porto, de 48 anos, decidiu superar os próprios limites e iniciar uma jornada de 1.500 km a bordo de uma bicicleta para percorrer, em nove dias, três Estados do Brasil. A viagem de Santa Luzia, em Minas Gerais, a Foz do Iguaçu, no Paraná, começou no dia 31 de janeiro e terminou na terça-feira (8). O ciclista, que pedala há 41 anos, revela de onde surgiu a ideia da viagem e conta alguns “perrengues” que viveu no trajeto dessa aventura. 

“Comecei a fazer cicloturismo e mountain bike pela Estrada Real, em passeios mais curtos. Em 2017, quando fui visitar minha filha e os netos em João Pessoa, na Paraíba, ela se espantou pelo fato de eu ter ido tão longe de carro. Daí, me desafiou dizendo que duvidava que eu viajaria tão longe de bicicleta. Depois disso, comecei a treinar e, no ano passado, fiz o primeiro o percurso de Betim a Foz do Iguaçu. Mas passei mal ao chegar a São Paulo e tive que abortar. Graças a Deus, desta vez, deu tudo certo. Só tive cinco pneus que furados na viagem”, brinca o atleta. 

Para alcançar sua meta, o aventureiro acordava, todos os dias, às 5h e andava, em média, 200 km por dia, durante 11 horas, parando apenas para se alimentar e apreciar paisagens no caminho. E, como forma de garantir a segurança da viagem, tudo foi milimetricamente planejado, desde os cuidados com a alimentação, os treinos diários, passando por checapes médicos, até a definição da rota.

“Minha viagem consistiu em uma preparação que fiz diariamente, aliando muito treino e boa alimentação. Nessa aventura, sempre dormia cedo, buscava descansar à noite para conseguir pedalar e fazia uma planilha no dia anterior pra verificar quanto andaria”, detalha. “É uma alegria muito grande ter concluído tudo o que planejei”, revela.