Acessibilidade

Projetos abordam pauta da inclusão na Câmara de Betim

Um deles prevê a instalação de semáforos sonoros, além de botão com caracteres em braille e piso tátil em travessias da região central

Publicado em 24 de fevereiro de 2022 | 22:09

 
 
normal

Oportunizar a participação das pessoas com deficiência na sociedade de forma mais justa e igualitária. Essa é a base de dois projetos que tramitam na Câmara Municipal. Um deles, o PL 321/2021, de autoria do vereador Layon Silva (PSL), prevê a instalação de semáforos sonoros, além de botão com caracteres em braille e piso tátil em travessias da região central da cidade. Já o projeto 330/2021, do vereador Klebinho Rezende (PROS), propõe a obrigatoriedade da inserção do símbolo mundial do autismo em banheiros familiares de estabelecimentos comerciais de Betim.

No cotidiano da maioria das pessoas, o ato de atravessar uma rua observando a indicação de um semáforo é algo corriqueiro, mas, para aqueles que possuem deficiência visual, o momento, pode ser desafiador. Foi pensando nessa situação que o vereador Layon Silva apresentou um projeto que busca facilitar e dar mais segurança para a locomoção de pessoas com deficiência e idosos. “São instalações que geram um ganho real para a rotina deles, uma modernização inclusiva para o trânsito da nossa cidade, de grande importância, principalmente para os locais de maior movimento”, explica o representante do Legislativo.

O semáforo com proposta inclusiva contaria com um dispositivo eletrônico que emite um sinal sonoro e indicaria o momento em que a pessoa atravessaria a rua. O equipamento também terá um botão com identificação em braille. O projeto apresentado também contempla ainda um piso tátil que, por meio de relevos, permite que pessoas com dificuldade ou com deficiência visual saibam se o caminho à frente está desimpedido ou se possui obstáculos.

O projeto já foi aprovado em segunda discussão e agora segue para redação final; depois, será enviado para apreciação do Executivo.

Autismo

Já o Projeto de Lei 330/2021, do vereador Klebinho Rezende (PROS), sugere a obrigatoriedade da inserção do símbolo mundial do autismo em banheiros familiares de estabelecimentos comerciais de Betim para facilitar o uso de pessoas com o transtorno que necessitem de acompanhamento, independente da idade. “Minha motivação ao propor este projeto é que o Poder Público promova a adequação dos espaços públicos, que são de uso comum, para pessoas com deficiências, fazendo com que nós nos adaptemos às suas necessidades”, explica o vereador.