Prazo no fim

Quase 35 mil títulos de eleitor estão cancelados em Betim

Quem não regularizar a situação não poderá votar nas eleições deste ano. População tem até 4 de maio para resolver pendências com a Justiça Eleitoral

Publicado em 24 de fevereiro de 2022 | 19:31

 
 
normal

Quase 35 mil títulos de eleitor de Betim estão cancelados. E, com menos de dois meses para o fim do prazo (até 4 de maio), as pessoas devem ficar atentas. Até a quinta (24), Betim tem 278.353 eleitores aptos a votar. 

Ao todo, 30.140 documentos foram cancelados porque os eleitores não fizeram a revisão biométrica quando era obrigatória – essa medida foi suspensa por causa da pandemia de Covid. 
Além disso, outros 4.582 eleitores não compareceram para votar nas últimas três eleições anteriores à de 2020 e também estão com documento cancelado. 

“Com apenas dez minutos no site do TRE, a pessoa já faz toda a regularização. É importante não deixar para a última hora, porque poderá haver filas, e até o sistema poderá ficar sobrecarregado. Temos demanda represada, como a dos jovens, por causa da pandemia. Por isso, quanto antes as pessoas agirem, melhor, pois já resolvem a situação”, alerta o diretor do Foro Eleitoral de Betim, Emerson Matos.

Ele explica que é importante que as pessoas consultem a situação antes para saber se há alguma pendência. Quem continuar em situação irregular sofrerá penalidades. 

“Quem não fizer a regularização e ficar com o título cancelado ficará sem quitação eleitoral. Além de não poder votar nas eleições deste ano, estará sujeito a restrições como o impedimento de solicitar passaporte, de tomar posse em cargo público e de fazer matrícula em instituição oficial de ensino, por exemplo”, afirma.

Online
Por causa da pandemia, a Justiça Eleitoral orienta que as pessoas busquem preferencialmente o atendimento online. Os eleitores também podem ir ao Cartório Eleitoral, que está atendendo por agendamento prévio. 

A dona de casa Cristiane Silvério não deixou para a última hora para regularizar a sua situação. “Eu morava em São Paulo e me mudei para Betim. Não consegui vir antes por causa da pandemia, mas, hoje (quinta), eu vim fazer minha transferência de título para não ficar em situação irregular”, relata.