Imbiruçu

Esgoto a céu aberto revolta moradores em Betim

População reclama de forte mau cheiro após dejetos serem desviados pela Copasa para uma área verde. Motivo é uma obra de recuperação de rede coletora

Publicado em 24 de março de 2022 | 21:05

 
 
normal

Há mais de 40 dias, moradores do bairro Parque das Acácias, na regional Imbiruçu, sofrem com o mau cheiro causado pelo despejo de esgoto em uma área verde às margens da avenida Imbiruçu. Isso acontece por causa de uma obra da Copasa, que está recuperando parte da rede de esgoto que foi danificada por causa das chuvas de janeiro.

Devido à obra, parte da avenida Imbiruçu, importante ligação do bairro com a Via Expressa, está interditada desde então, fazendo com que os moradores tenham que andar mais para ter acesso a ônibus e também para transitar de carro. Além disso, a avenida, que era mão única, está em mão dupla.

No entanto, segundo moradores, para que a obra fosse feita, a companhia “desviou” os dejetos para uma área verde, onde se localiza uma bacia de contenção. A sujeira corre a céu aberto, causando transtornos para a população. 

O aposentado Nilton Antônio dos Santos mora no condomínio Parque Timbiras, que fica em frente ao local onde o esgoto está sendo jogado. Ele conta que a esposa foi para a casa da mãe dela por causa do mau cheiro. “Ela tem problemas respiratórios, e o odor está insuportável. Não só minha esposa, mas outros moradores também saíram de casa. A gente liga para a Copasa, e eles dizem que estão olhando, mas a gente está sofrendo com isso desde janeiro”, diz. 

Ele também salienta que, durante alguns dias, não viu ninguém trabalhando na obra. “Ontem e hoje eles estão aí, depois que a imprensa está noticiando o fato. Mas houve dias em que não havia trabalhadores. Outra questão é o trânsito da avenida, que está em mão dupla agora. É preciso finalizar essa obra”, diz.

Posição 
De acordo com a Empresa de Construções, Obras, Serviços, Projetos, Transportes e Trânsito de Betim (Ecos), a Copasa está executando obras de recuperação de um interceptor de esgoto no local. “A prefeitura pediu prioridade na execução do serviço”, informou em nota.

Já a Copasa respondeu que, por causa da chuva, houve uma erosão no local, o que danificou a rede de esgoto. A previsão é que a rede seja reconstruída até esta sexta-feira (25). A empresa garantiu que, “com isso, o mau cheiro no local será eliminado”. A companhia esclareceu ainda que, em razão da complexidade do serviço, a recomposição da via no local será concluída até o fim da próxima semana. 

No entanto, a Copasa não respondeu por que o esgoto foi desviado e está correndo a céu aberto para dentro da área da bacia de contenção e se não haveria outra solução para o caso.