Cultura

Teatro municipal de Betim será inaugurado na quinta (31)

Evento de entrega da obra ocorrerá na quinta (31), às 19h, e terá intervenções artísticas; espaço tem capacidade para 410 pessoas

Publicado em 25 de março de 2022 | 00:36

 
 
normal

Aguardada há mais de duas décadas pelos moradores de Betim, especialmente pela classe artística, a obra do Teatro Municipal Newton Amaral Franco será, enfim, entregue à população. Na próxima quinta (31), às 19h, o prefeito Vittorio Medioli inaugura, na praça Milton Campos, o novo espaço cultural, que foi projetado para comportar 410 pessoas. A abertura terá apresentações da Escola de Circo IEÊ e da Orquestra Sinfônica de Betim, mas a programação inaugural vai se estender até o dia 6 de abril, com intervenções musicais, teatrais e circenses.

A estrutura do teatro conta com dois camarotes, com 26 assentos, inclusive para pessoas com deficiência, além de um palco com 335 m², incluindo coxia (lugar situado dentro da caixa teatral em que o elenco aguarda para entrar em cena) e proscênio (espaço entre a beira do palco e a primeira fila de assentos). “A entrega do teatro à comunidade é um sonho que a população esperou por anos. Assumimos o local em uma condição deplorável e, agora, inauguramos um espaço moderno, confortável e que atenderá a demanda de artistas locais e nacionais. Ganham os betinenses”, diz a presidente da Empresa de Construções, Obras, Serviços, Projetos, Transportes e Trânsito de Betim (Ecos), Marinésia Costa Makatsuru.

Para o ator e diretor betinense Gilbert Diniz, a abertura do teatro é a realização de um sonho. “Todo mundo que é artista em Betim sempre sonhou com esta casa, que representa o artista, que é o nosso endereço. Esta casa é o local que vamos usar, a partir de agora, para presentear a população com o nosso trabalho. Estou há 22 anos no movimento artístico de Betim e venho lutando por este espaço. A entrega dele é um momento de alegria e emoção”, afirma.

De acordo com o secretário de Arte e Cultura, Gê Valadão, o teatro é um grande presente não só para a classe artística e a sua cadeia produtiva, mas para toda a população de Betim. “É um espaço de confraternização, lazer, arte e cultura, que terá ampla programação, contemplando, principalmente, o nosso artista betinense”, salienta. 

Programação

Entre os dias 1º e 6 de abril, o público poderá conferir no novo espaço as apresentações do Grupo de Dança Clícia Lizzi, do espetáculo adulto “Irmã Cotinha: A Missionária da Alegria”, além do Projeto Circuito Canto Coral e da peça infantil “Circo no Fundo do Mar”. Para participar, basta retirar os ingressos na Casa da Cultura Josephina Bento (na rua Padre Osório Braga, 18, Centro), no dia anterior à apresentação, das 9h às 17h. A entrada é franca. 

Entenda a obra

O projeto do teatro de Betim foi elaborado em 2011, e as obras foram paralisadas no ano seguinte. No início da construção, o Ministério Público de Minas Gerais apontou irregularidades no andamento da construção, como a concessão de pagamentos contratuais e o não andamento da obra. 

Na época, o contrato consumiu R$ 5 milhões em recursos públicos. A partir de 2016, a gestão municipal readequou o projeto e providenciou a retomada das obras. 

Com o novo projeto, o teatro tem espaço multiúso, onde poderão ser realizadas apresentações abertas, e essa parte também poderá ser utilizada como área de convívio.