Mais vulneráveis

Projeto pretende criar consultórios de rua em Betim

O texto foi aprovado em primeira discussão e segue em tramitação na casa do Poder Legislativo

Publicado em 31 de março de 2022 | 22:24

 
 
normal

Ampliar o acesso aos serviços de saúde e de assistência social para as pessoas em situação de rua. Essa é a premissa do Projeto de Lei 313/2021, de autoria do vereador Léo Contador (DEM). O texto foi aprovado em primeira discussão nessa terça-feira (29) e segue em tramitação na casa do Poder Legislativo.

“O objetivo desse projeto é cuidar da população de rua por meio da prevenção. Ele é também uma política social de valorização e um olhar para essas pessoas que estão nas ruas da nossa cidade. Infelizmente, muitos estão nessa condição não por opção, mas sim por causa do momento financeiro que o Brasil enfrenta”, fala o vereador.

Segundo o legislador, o projeto, intitulado Consultório de Rua, funcionará com equipes multiprofissionais, compostas por integrantes da saúde mental, da atenção básica e da assistência social, e irá ao encontro dos moradores em situação de vulnerabilidade social por meio de buscas ativas.

O projeto também prevê que as equipes dos consultórios serão as responsáveis pela primeira abordagem às pessoas que moram ou estão em situação de risco nas ruas e são usuárias ou dependentes de álcool e outras drogas. Ainda de acordo com o texto, depois de estabelecido o vínculo inicial, os profissionais poderão encaminhar essas pessoas para uma equipe de Saúde da Família. Já em casos mais graves, elas poderão ser direcionadas para unidades de urgência.

De acordo com o vereador, os consultórios poderão funcionar em três modalidades. Em duas, a variação seria no número de membros na equipe, uma com quatro e outra com seis pessoas. Já a terceira formação contaria com um médico. 

“Nós vamos levar profissionais da saúde e um terapeuta ocupacional, um assistente social, um psicólogo, um educador social, para cuidarem dessas pessoas”, detalha o legislador.