A Câmara de Betim aprovou um projeto de lei que pretende obrigar a concessionária de energia a retirar os fios que não estão em uso nos postes da cidade.
Na proposta, feita pelo vereador Irani Maritaca (União Brasil), a empresa – no caso, a Cemig – também notificaria outras (como as de telefonia e de internet) para retirarem também os fios em desuso. Segundo o parlamentar, há um exagero das prestadoras de serviço, que não alinham os cabos de maneira correta.
“A poluição visual é muito forte. São fios e fios nos postes. Quando trocam, não tiram aqueles que não estão em uso mais. Você vai do centro, dos bairros, e os fios ficam lá, jogados. A cidade até ficou feia. Então, propus esse projeto para que as empresas não deixem os cabos em desuso nos postes”, explica o vereador Maritaca.
Outra justificativa da proposta é o perigo que esses cabos podem trazer para as pessoas. “Não há dúvida de que fios elétricos ou cabos soltos, tais como telefonia, fibra ótica, entre outros, geram perigo de acidentes, atrapalham o trânsito e a circulação e causam poluição visual”, completa.
O projeto foi aprovado em segunda discussão, na terça (12), e, agora, será submetido à votação da redação final para, depois, ser encaminhado para apreciação do Poder Executivo municipal.