Betim

Tanqueiros voltam ao trabalho após paralisação na porta de distribuidora

Segundo o Sinditanque, cerca de 150 caminhões participaram do protesto

Publicado em 04 de abril de 2022 | 17:39

 
 
normal

Nesta segunda-feira (4), um grupo de tanqueiros fez uma paralisação em frente a uma distribuidora de combustível em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte. Ao longo do dia, por mais de 12 horas, dezenas de caminhões permaneceram estacionados nas imediações da distribuidora, localizada ao lado da Refinaria Gabriel Passos (Regap).

Segundo o Sindicato das Empresas Transportadoras de Combustíveis e Derivados de Petróleo de Minas Gerais (Sindtanque), cerca de 150 caminhões participaram do protesto.

Os traballhadores reivindicam o pagamento do piso mínimo do frete; o cumprimento do descanso previsto na Lei do Motorista (Lei 13.103/2015); o pagamento de diária após 5 horas de espera para carga ou descarga. Na pauta da categoria, também estão as melhorias das condições de trabalho no pátio da distribuidora. 

Segundo o sindicato, uma reunião foi realizada nesta tarde com a empresa Ale onde foi acordado um prazo de 15 dias para que as reivindicações sejam atendidas. Com o entendimento, a paralisação foi suspensa e o transporte para a distribuidora, retomado.

Em nota, a Ale respondeu que mantém negociações com os transportadores contratados por ela e que "já havia feito um repasse antecipado no mês passado, mesmo antes da atualização da tabela da ANTT".

"Depois da publicação da tabela, foram feitos cálculos para identificar o reajuste adicional, que já foi comunicado aos transportadores contratados. A ALE informa, ainda, que a movimentação nas proximidades da base em Betim já terminou", afirma a nota.