Eleições

Pouco mais de 2.000 jovens de Betim fizeram o título de eleitor

Prazo se encerrará no dia 4 de maio. Processo para tirar o documento pode ser feito pela internet

Publicado em 07 de abril de 2022 | 19:14

 
 
normal

A estudante betinense Mariana de Oliveira, de 17 anos, não perdeu tempo e já fez seu título de eleitor para votar neste ano. “Fiz pela internet, e foi bem rápido. A importância de o jovem votar é pra exercer o seu direito e poder escolher representantes que possam ajudar nos seus interesses e sonhos, e não deixar só na mão dos outros a decisão de escolher governantes”, diz.

Mas nem todos os jovens que já podem votar tiveram essa vontade. Segundo dados do Cartório Eleitoral de Betim, apenas pouco mais de 2.000 jovens de 16 e de 17 anos procuraram a Justiça Eleitoral para tirarem o título de eleitor. Nestas duas faixas etárias, o voto é facultativo. 

“Até 31 de março, que são os últimos dados que temos, apenas 589 jovens de 16 anos e 1.420 de 17 anos fizeram o alistamento eleitoral. Há entre 18 e 20 anos, temos mais de 13.600. Então, há uma discrepância muito grande. A maioria só procura a Justiça Eleitoral para fazer o título ao completar 18 anos”, disse o chefe do Foro Eleitoral de Betim, Emerson Matos. 

Entre as eleições municipais de 2012 e as gerais de 2022, o número de adolescentes de 16 e 17 anos que tiraram o título caiu 82% no país. A Justiça Eleitoral está fazendo uma campanha para incentivar os adolescentes a votarem.

“É preciso provocar os jovens, incentivá-los a acreditar que a eleição é importante, não apenas para presidente, pois os votos para deputado e senador também representam as demandas do eleitor. É muito interessante que a juventude seja eleitora, ganhe representatividade”, completa o chefe do Foro Eleitoral. 

Como tirar o título de eleitor

Quem for fazer o primeiro título, ou transferir local de votação ou ainda regularizar a situação deverá acessar o site da Justiça Eleitoral. Durante o processo, deverá anexar: frente e verso do documento de identidade; selfie segurando o documento ao lado do rosto; comprovante de endereço; e certificado de quitação do serviço militar (para homens que têm 18 anos).

No site do TRE, os eleitores também podem conferir se têm multas a serem pagas e fazer o pagamento, por meio de boleto, PIX ou cartão de crédito. Se tiverem, os débitos devem ser pagos.

Quem não regularizar a situação não poderá votar nas eleições deste ano e estará sujeito a restrições, como o impedimento de solicitar passaporte, tomar posse em cargo público e fazer matrícula em instituição oficial de ensino.

Para mais informações, o eleitor pode ligar para os números 148 ou (31) 2116-3600.