Saiba como se inscrever

Violência sexual contra crianças será tema de seminário em Betim

Ação acontecerá na próxima terça-feira (17), na PUC Minas Betim e tem como público-alvo trabalhadores da Saúde, da Educação e da Assistência Social

Publicado em 14 de maio de 2022 | 09:47

 
 
normal

A Prefeitura de Betim, na região metropolitana de BH, promoverá, na próxima terça-feira (17), o seminário Rede Intersetorial de Atenção a Crianças e Adolescentes em Situação de Violência Sexual. O simpósio será realizado das 13h às 17h, na PUC Minas Betim, e terá coordenação da Diretoria Operacional da Saúde (DIOP) e da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), com o apoio da Diretoria de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde (DGTES).

A ação é alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado no dia 18 de maio, e tem como público-alvo trabalhadores das secretarias municipais de Saúde, da Educação e de Assistência Social; conselheiros tutelares e profissionais do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 16, neste formulário  .

Segundo a Referência Técnica da Saúde da Criança e do Adolescente, Fabrícia Pugedo, a programação inclui o debate de dois temas: atenção às crianças e adolescentes em situação de violência sexual e cadeia de custódia. “Antes de abrirmos as mesas de debate, teremos um momento de poesia que vai nos remeter à inocência própria da infância e da adolescência, com a apresentação da Orquestra Jovem Ramacrisna”. 

De acordo com a assistente social e Referência Técnica do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil e do Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes - vinculada à Semas -, Maria José Coelho, esse evento contribuirá para atualizar o protocolo municipal de atendimento às vítimas desse tipo de agressão. "É uma iniciativa de grande relevância, pois nos oferece a oportunidade de aprimorar conhecimentos, atualizar nosso protocolo de atendimento e, também, de fortalecer nosso vínculo como rede de proteção de crianças e adolescentes contra essa mal que rouba o melhor dessa importante etapa da vida".