Animais

Frio exige cuidados a mais com cães e gatos

Sepa está recolhendo doações para bichinhos abandonados em Betim

Publicado em 19 de maio de 2022 | 22:34

 
 
normal

A primeira onda de frio intenso do ano chegou a Betim na madrugada da última quarta-feira (18). Com os termômetros marcando temperaturas abaixo de 10ºC, especialistas alertam que alguns cuidados extras são fundamentais para a saúde e bem-esta, não só dos humanos, mas também dos animais.

A Superintendência de Proteção e Bem-Estar Animal (Sepa) destaca que, neste período, é aconselhável que sejam colocadas roupinhas nos pets, principalmente nos cães. Outra medida importante é disponibilizar uma manta ou outro pedaço de tecido mais quente no local onde o animal está acostumado a dormir. Além disso, é necessário redobrar os cuidados com os gatos, que, geralmente, buscam locais mais quentes durante o frio.

“Antes de ligar o carro, quem tem um gatinho em casa precisa verificar se ele não se escondeu próximo ao motor do automóvel. Essa é uma situação muito comum, mas também muito perigosa", explica a superintendente da Sepa, Roberta Cabral.

Aqueça um Focinho

Durante o frio, a situação fica ainda mais difícil para os animais que são abandonados pelos seus tutores. Desprotegidos, os bichinhos precisam, além da busca diária por alimento e água, sobreviver às baixas temperaturas.

Para proteger esses animais, a Sepa lançou a campanha Aqueça um Focinho. Na ação estão sendo arrecadados tecidos, novos e usados, que possam ser utilizados como forma de proteção contra o frio. Entre eles estão: cortinas, tapetes, toalhas, forros, lençol, capa de sofá e cobertas. 

“Não precisa ser nada novo, pode estar velho, com buracos, não tem problema. Vamos aproveitar todas as doações recebidas para os animais recolhidos pela Sepa e também aqueles que ainda estão na rua”, destaca a superintendente.

Os donativos estão sendo recolhidos na sede da Sepa, localizada no parque de exposições, na rua do Rosário, no bairro Angola. As doações podem ser feitas no local, de segunda a sexta, das 9h às 17h.