Bons exemplos

Gigante e Margarida recebem título de escolas sustentáveis de Betim

Programa da prefeitura reconhece e incentiva iniciativas que estimulem a sustentabilidade e promovam a preservação dos recursos naturais

Publicado em 23 de junho de 2022 | 21:20

 
 
normal

A Escola Municipal Antônio D'Assis Martins, conhecida como Gigante, recebeu o título de Escola Sustentável na quarta-feira (22). Nesta sexta (24), será a vez da Margarida Soares Guimarães. O programa é coordenado pela prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semmad). “Betim é uma cidade preparada para o desafio de preservar o meio ambiente e de educar as próximas gerações para que seja multiplicado aquilo que há de bom para vocês, que representam o futuro da cidade”, afirmou o prefeito Vittorio Medioli aos alunos da instituição.

A iniciativa tem como objetivo valorizar e incentivar os esforços das escolas em promover ações que estimulem a sustentabilidade e promovam a preservação dos recursos naturais. “Temos que começar na infância a conscientização ambiental. Vamos abraçar esse projeto com muito carinho e levá-lo adiante”, ressaltou a secretária municipal de Educação, Marilene Pimenta.

O titular da Semad, Ednard Tolomeu, também destacou a importância da iniciativa: “Tenho certeza de que daqui sairão pessoas que vão construir uma sociedade diferente”.

As escolas municipais Aristides José da Silva, Rita Maria da Silva e Raul Saraiva Ribeiro, bem como o Centro Estadual de Educação Continuada já possuem o título de Escola Sustentável de Betim.

Para conceder o título, a Semmad avalia as iniciativas que já foram ou ainda serão adotadas na escola, dentre elas coleta seletiva; adoção de medidas de eficiência energética; captação de águas de chuva para uso interno; implantação de área para aprendizado e para a prática de compostagem; plantio de pomar e/ou de horta; fabricação de sabão com reaproveitamento de óleo de cozinha; e troca de lâmpadas comuns incandescentes por modelos mais econômicos.