Bate e Volta

Que tal contemplar a natureza lá do alto da Pedra Grande, em Igarapé?

A partir desta semana, toda sexta-feira você vai encontrar no Instagram do #OTB dicas de passeios, trilhas, viagens, eventos culturais e gastronômicos que acontecem aqui pertinho de Betim

Publicado em 24 de junho de 2022 | 16:14

 
 
normal

O fim de semana chegando e, a partir desta semana, toda sexta-feira você vai encontrar no Instagram do O Tempo Betim dicas de passeios, trilhas, viagens, eventos culturais e gastronômicos que acontecem aqui pertinho de Betim, na região metropolitana de BH.

Na estreia da coluna #Bate&Volta trazemos uma dica para aqueles que apreciam a natureza, o ar livre e, quem sabe, até uma aventura - que, inclusive, pode ser feita em família. Que tal conhecer ou revistar a Pedra Grande?

O pico está entre as cidades de Igarapé e Itatiaiuçu, ambas também na região metropolitana, e possui aproximadamente 1.400m de altitude. 

O acesso pode ser feito pela rota sul, com início no km 529,5 da BR-381, sentido SP, no lado sul da Serra de Igarapé, altura do Bairro Vieiras. Já a rota norte começa na curva da Ferradura, também na BR-381, ao lado norte da Serra. 

O percurso tem aproximadamente 12 km, considerando ida e volta, a partir da rodovia, mas é possível chegar de carro ou moto até a entrada da trilha. A caminhada dura cerca de 1h30 à 2h de subida e, para voltar, o percurso pode ser feito entre 45min e 1h.

A trilha até chegar na Pedra Grande é considerada de grau moderado, é feita até por crianças, mas é desafiadora, visto que a subida é íngreme. Mas, todos que frequentam o local têm uma opinião em comum: vale a pena o esforço.

Além de contemplar um belíssimo nascer ou pôr do sol, lá possui vias de escalada, pontos de rapel e também é ponto de encontro de trekkers e motociclistas trilheiros.

Em seu topo é possível avistar a Serra da Moeda, a Serra do Rola Moça, a Serra do Elefante, o Pico Três Irmãos, além da Serra do Curral, do Pico Belo Horizonte e até a Serra da Piedade.

Os que gostam mesmo de se aventurar fazem a trilha noturna, adentrando em plena madrugada e apreciando o nascer do dia lá do alto. No entanto, não é recomendado fazer esse passeio sem um guia local ou alguém que realmente conheça a região.

Caso decida fazer o passeio, não se esqueça do protetor solar, água, alimentos leves e, o mais importante: recolha seu lixo. A natureza agradece!