Combate

Prefeitura de Betim promove seminário contra o trabalho infantil

Evento será realizado nesta quinta-feira (9), das 7h30 às 11h30, no campus da PUC Minas; programação terá palestra e debates

Publicado em 06 de junho de 2022 | 17:57

 
 
normal

Na próxima quinta-feira (9), a Prefeitura de Betim, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), vai promover o seminário “Eu digo não ao trabalho infantil. E você?”. O evento será realizado no campus da PUC Minas (rua do Rosário, 1081, no bairro Angola), das 7h30 às 11h30.

A realização do seminário vai marcar os dias nacional e mundial de combate ao trabalho infantil, celebrado em 12 de junho, e será voltado para gestores e trabalhadores da rede de proteção (saúde, educação, assistência social, esportes), de órgãos de controle e responsabilização e de organizações sociais. 

A programação contará com um debate com essa rede intersetorial sobre o fenômeno do trabalho infantil enquanto violação dos direitos da criança e do adolescente, provocando reflexões e ampliando o conhecimento para o enfrentamento dessa situação.

O advogado e mestre em educação e docência pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), especialista em políticas de assistência social e gestão do Sistema Único de Assistência Social (Suas) Régis Spíndola ministrará uma palestra sobre proteção social e trabalho infantil. Atualmente, ele é diretor de proteção social especial do Suas na Prefeitura de Belo Horizonte.

Após a palestra, técnicas que são referências das Secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação discutirão o tema “Trabalho infantil: causas, consequências e desafios para as políticas públicas de enfrentamento”.

Para a secretária municipal de Assistência Social, Sandra Queiroz, as políticas públicas têm mais êxito quando são trabalhadas em rede. “Acredito muito nessa união de forças. Saúde, educação e assistência social estão à frente de todos os problemas que envolvem a população em situação de vulnerabilidade social. O trabalho infantil, infelizmente, ainda é uma questão que precisa de muita atenção e pode ser diagnosticado em todas as esferas da administração pública. Sendo assim, nenhum direito passa despercebido e pode ser trabalhado em conjunto. Estamos cada dia mais atentos à erradicação do trabalho infantil. Esse também é um propósito do nosso governo”, salienta.

A secretária municipal de Saúde, Fernanda de Oliveira dos Anjos, destaca a importância do seminário para o planejamento integrado. “Para que tenhamos êxito no combate ao trabalho infantil, é imprescindível o planejamento de ações e suas implementações de forma integrada e intersetorial. Por isso a pertinência e a importância desse evento, que propicia um olhar amplo para as causas responsáveis por esse problema social grave - o trabalho infantil - a partir das perspectivas do poder público, da sociedade civil organizada e das famílias”, conclui Fernanda.