Especial

Por que sentimos mais dores durante os dias frios?

É só esfriar que uma queixa em comum surge entre várias pessoas: as dores nas “juntas. Seria o fato uma coincidência? Especialista explica

Publicado em 05 de agosto de 2022 | 12:05

 
 
normal

Qual a melhor estação do ano? Há quem diga que é o verão com os seus dias quentes e ensolarados. Já outros alegam que, se o paraíso existe, o clima lá deve ser parecido com o do outono. Uma coisa é certa: a resposta não é um consenso, mas, para uma parcela significativa da população, os dias mais frios, principalmente no inverno, representam horas intermináveis de dores no corpo. 

A dona de casa Vera Lúcia Melo, de 62 anos, moradora do bairro Angola, está dentro do grupo dos que sofrem com as baixas temperaturas: “Vai dando fim de abril, e eu já começo a imaginar o que me aguarda. Passar todo ano pelas mesmas dores não é uma tarefa fácil”. Diagnosticada com fibromialgia e artrose, doenças que causam, entre outros sintomas, dores nas articulações, a betinense vê sua rotina ser alterada durante o inverno. “Nesses dias frios, o muito que eu consigo fazer é levantar, fazer almoço, lavar umas vasilhas e deitar de novo. A cabeça quer fazer mais coisas, mas o corpo não ajuda de jeito nenhum. Você não imagina como são fortes as dores”, explica Vera.

Mas seria o inverno realmente um vilão? Ou tudo não passaria de uma infeliz coincidência? Segundo o médico Henrique Lemos, especialista em dor, a queixa da dona Vera faz todo sentido e tem uma explicação científica. Segundo ele, durante o frio, as sensações de calor diminuem e abrem espaço para que os impulsos nervosos de dor predominem no sistema nervoso, o que provoca uma sensação de piora nos sintomas já corriqueiros.

 


Doenças crônicas

Durante o frio, qualquer pessoa, mesmo que não tenha nenhuma doença, pode sentir dores. Isso porque, para seu bom funcionamento, o corpo humano precisa manter a temperatura interna entre 36º e 37º. Uma tarefa nada fácil durante o inverno. Em pacientes com doenças crônicas, as chances de mal-estar são ainda maiores. 

“Praticamente todas as doenças que causam dor pioram com o frio. Entre elas estão fibromialgia, doenças reumatológicas, dores de coluna, entre diversas outras condições”, explica Lemos.

Entenda o que é a ‘dor nos ossos’ 

Confira a entrevista com o Doutor Henrique Lemos especialista em dor.

Por que é tão comum no inverno as pessoas se queixarem da famosa “dor nos ossos”?

Tais dores “nos ossos”, na verdade, são condições prévias de acometimento de articulações que no frio ficam mais evidentes devido à predominância de impulsos dolorosos.

Qual a ligação da fibromialgia com as baixas temperaturas?

A fibromialgia é uma condição em que uma substância química chamada serotonina está em falta no sistema nervoso. Essa substância é responsável por inibir os impulsos de dor trazidos de todas as partes do corpo. Com a serotonina deficiente, a pessoa tem a sensação de que todas as partes do corpo doem. Além disso, qualquer situação de dor para uma pessoa com fibromialgia é muito mais intensa do que para outra sem a doença.

O que pode ser feito para evitar essas dores?
Mantenha-se em movimento! Atividade física é crucial para o alívio das dores devido à produção de analgésicos naturais pelo corpo (as chamadas endorfinas).

A fisioterapia pode ajudar?
Em muitos casos que atendo coloco a importância da fisioterapia. Ela é o carro-chefe do tratamento para diversas condições, trazendo inúmeros benefícios. Sempre digo que nem tudo se cura com remédio.