Um seminário abriu a programação do Agosto Lilás - mês dedicado à prevenção e à conscientização do combate à violência contra a mulher - na Câmara Municipal de Betim nesta segunda-feira (8). O evento foi mediado pela única vereadora da Casa, Angela Maria (Republicanos).
Dividido em dois painéis, o seminário teve apresentações da presidente da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas - Mulher (Abracrim/MG), Camila Félix; de representantes do Centro de Referência Especializada de Assistência Social (Creas); do secretário-adjunto de Segurança Pública de Betim, coronel Sandro Mansoldo; de representantes da 2ª Cia. da Polícia Militar (PM) Independente de Prevenção à Violência Doméstica (PVD); e da professora, pedagoga e psicopedagoga Adma Gonçalves da Silva Diniz.
O público foi formado por estudantes do ensino médio da Escola Estadual João Paulo I. “Qual a importância de a gente trazer esse tema para os adolescentes? É para que eles possam crescer tendo consciência que a mulher precisa de respeito, amor e ser bem-cuidada. Então, vamos incentivar os nossos jovens a ter essa consciência. Basta de violência contra a mulher!”, afirmou Angela Maria.
O sargento da PM Alessandro Moreno da Cunha também ressaltou a importância de abordar o tema com os jovens. “Vocês têm que fazer a sua parte e promover a diferença”, frisou.
A major Molise, comandante da 2ª Cia. de PVD, chamou a atenção para a sutileza dos sinais. “A violência doméstica começa pequenininha, sem xingamentos nem brigas. Quando nos damos conta, já estamos envolvidas nela”, alertou.
As atividades do Agosto Lilás do Legislativo betinense terão continuidade nos dias 24 e 30, às 13h, com a realização de uma roda de conversa e uma oficina, respectivamente.