Cuidados

Pacientes em hemodiálise voltam a receber refeições no Hospital Evangélico

Distribuição dos alimentos foi interropida durante o pico da pandemia da Covid-19

Publicado em 21 de setembro de 2022 | 08:42

 
 
normal

Pacientes que realizam hemodiálise pelo SUS voltaram a receber alimentação no refeitório do Centro de Nefrologia do Hospital Evangélico.

O fornecimento das refeições foi interropido durante a pandemia da Covid-19, apenas sendo servido dentro de embalagens para pacientes de alto risco para a doença. Com a redução dos casos, o hospital retornou com a distribuição dos alimentos para todos os assistidos pelo hospital desde agosto.

A alimentação reforçada faz parte do tratamento dos pacientes com doença renal crônica para garantir qualidade de vida e reduzir os sintomas. “Durante a sessão de hemodiálise pode haver uma alteração do gasto energético e ocorrer perdas proteicas, por isso é importante que, logo após a sessão, o paciente realize uma refeição com teor adequado de proteínas para repor a perda nutricional que pode ocorrer durante o tratamento”, explica a nutricionista do Centro de Nefrologia, Rayane Lemos.

Atualmente, o Centro de Nefrologia de Betim destina 85 cadeiras de hemodiálise destinadas à rede SUS. O hospital realiza em 240 pacientes moradores de Betim e dos outros 12 municípios da região a terapia renal substitutiva pelo SUS.  Além dos procedimentos de hemodiálise, a Linha de Cuidados da Nefrologia oferece aos pacientes com doença renal crônica consultas ambulatoriais, exames e outros procedimentos.