Social

Betim inicia projeto que estimula cidadania e geração de renda

Contemplados são famílias contempladas com as 53 moradias populares construídas no Citrolândia

Publicado em 23 de setembro de 2022 | 15:20

 
 
normal

Com o intuito de auxiliar as famílias contempladas com as 53 moradias populares construídas no Citrolândia – e entregues em abril – a terem uma vida mais próspera, a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Ordenamento Territorial e Habitação (Sorteh), deu início, neste mês, ao Projeto Pós-Morar.

A iniciativa, que faz parte da política habitacional da pasta, ocorre por etapas. Na primeira, em agosto, a equipe de assuntos sociais da Sorteh realizou uma “varredura” na região para mapear os equipamentos públicos mais próximos, como Unidades Básicas de Saúde, creches, escolas e Centros de Referência de Assistência Social.

Os profissionais também produziram um levantamento socioeconômico das famílias beneficiárias, por meio de um trabalho de escuta qualificada com cada uma delas. A partir disso, foi possível, por exemplo, cadastrar esses moradores nos equipamentos de referência para um atendimento mais ágil e qualificado. 

O próximo passo foi promover reuniões com todos os moradores para trabalhar a formação de vínculos comunitários e a mediação de conflitos entre eles. Agora, na etapa atual do Pós-morar, a Sorteh promove, em parceria com organizações sociais, palestras e oficinas profissionalizantes gratuitas para os moradores. Os encontros ocorrem no Cras Alto Boa Vista. Rodas de conversa sobre nutrição, além de orientações sobre os serviços públicos e treinamentos para entrevistas de emprego, foram realizados. Nesta semana, por exemplo, os moradores participaram de uma capacitação em design de sobrancelhas, e, na próxima semana, o projeto oferecerá curso de informática e também de higiene e limpeza, além de outras palestras. A ação já gerou frutos, pois sete moradores foram selecionados para vagas no mercado de trabalho.

“Entendemos que uma vida de qualidade representa dignidade, e isso é um direito de todos. A entrega das casas do empreendimento Olaria I, no Citrolândia, e de outras que virão futuramente são o primeiro grande passo de uma política habitacional mais assertiva e humanizada”, ressalta o secretário municipal da Sorteh, Marco Túlio Freitas.