Betim

Justiça Eleitoral promove treinamento para as eleições de domingo

Nesta terça (27), aproximadamente 250 administradores de prédio receberam as orientações finais no auditório da prefeitura

Publicado em 27 de setembro de 2022 | 14:14

 
 
normal

Cerca de 250 administradores de prédio que vão trabalhar nas eleições deste ano em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, participaram de um treinamento promovido pela Justiça Eleitoral no auditório da prefeitura nesta terça-feira (27).

Essa foi a última etapa preparatória com os colaboradores, que prestam apoio logístico no dia do pleito, conforme explicou o chefe do Foro Eleitoral da cidade, Emerson Luiz Avelar Matos. “É a galera que funciona como um elo entre a Justiça Eleitoral e os presidentes de seções, ajudando nas escolas, recebendo os eleitores e tirando as dúvidas deles”, disse.

Experiente na função, Márcia Aquino vai trabalhar na Escola Municipal Jorge Afonso Defensor, no Marimbá, e aprovou a iniciativa. “É uma preparação bem clara e objetiva, que nos ajuda a ter mais segurança diante da importância do nosso trabalho”, afirmou a administradora.

Já Gislei Moreira vai trabalhar no pleito pela primeira vez. A estreia dela será na Escola Estadual Renato Azeredo, no Betim Industrial. Ansiosa com a novidade, ela contou que o treinamento ajudou a esclarecer as atribuições do cargo. “Eles são muito detalhistas, tiram as dúvidas no tempo adequado, a gente pode levantar questões. Está sendo essencial”, concluiu.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, entre as funções dos administradores de prédio estão, por exemplo, examinar as condições das salas onde funcionarão as seções eleitorais, receber as urnas eletrônicas, fechar o local de votação e manter a chave sob sua segurança e dar ciência à Polícia Militar sobre as salas onde estão guardadas as urnas.