Betim, na região metropolitana de BH, está na programação nacional da 21ª Semana Nacional de Museus, promovida anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) para celebrar o Dia Internacional dos Museus, em 18 de maio. Com o tema “Museus, Sustentabilidade e Bem-Estar”, a semana terá a participação de 1.100 museus e instituições em todo o Brasil. Na cidade, o Museu Paulo Araújo Moreira Gontijo promoverá atividades culturais e educativas
A programação inclui a exposição artística “Arte e Sustentabilidade” com telas e instalações produzidas pelo Grupo Ciclos da Arte, composto por cinco artistas de Betim. A exposição poderá ser visitada entre os dias 15 de maio e 2 de junho, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. A entrada é gratuita.
Na quinta-feira (18), o Museu Paulo Araújo Gontijo recebe a atividade “Encontro no museu: contribuições, experiências e continuidade”, que promoverá uma conversa entre funcionários, memorialistas e público visitantes sobre a importância dos espaços museais da cidade e apresenta perspectivas para o futuro.
Além disso, duas palestras com os temas “A função do museu da cidade. Acervos e exposições” e “A importância do plano museológico. Criação e aplicação” serão ministradas. As atividades começam às 19h, e a entrada também é gratuita.
21ª Semana Nacional de Museus - “Museus, Sustentabilidade e Bem-Estar”
Local: Museu Paulo Araújo Moreira Gontijo, avenida Amazonas, 115, Centro, Betim
Programação
- Exposição Artística “Arte e Sustentabilidade”
De 15 de maio a 2 junho
Horário de visitação: segunda a sexta, das 9h às 17h.
- Encontro no museu: Contribuições, experiências e continuidade.
Dia: 18/5/2023
19h – Solenidade de abertura
19h30 - Palestra I: A função do museu da cidade. Acervos e exposições.
Palestrante: Natália de Oliveira Rocha, estudante do 7º período do curso de museologia da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG.
20h - Debate
20h20 - Palestra II: “A importância do plano museológico. Criação e aplicação”.
Palestrante: Lalleska Paolla Nogueira Dias, estudante do 8º período do curso de museologia da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop).
20h50 - Debate