Entrevista

‘A Seter se tornou um grande centro de apoio’, diz Antônio Carlos

Após sete anos na Superintendência de Trabalho, Emprego e Renda de Betim, gestor anuncia saída do governo para se dedicar a projetos pessoais

Publicado em 06 de julho de 2023 | 17:53

 
 
Além de advogado, Antônio Carlos é graduado em gestão pública, especialista em processo legislativo municipal, em gestão de políticas públicas e em direito eleitoral. Ele também é mestrando em sociologia política Além de advogado, Antônio Carlos é graduado em gestão pública, especialista em processo legislativo municipal, em gestão de políticas públicas e em direito eleitoral. Ele também é mestrando em sociologia política Foto: Carolina Miranda
normal

Relembre sua trajetória no serviço público: tanto no Poder Legislativo quanto no Executivo.

Ao longo dos últimos 25 anos, dediquei-me à vida pública, acumulando experiência e aprendizado em diversos cargos e instituições. Iniciei minha trajetória como estagiário na Administração Regional do PTB. Com o passar do tempo, assumi o cargo de administrador regional. Após isso, atuei como assessor na Câmara Federal e na Assembleia Legislativa de Minas, o que me proporcionou uma visão privilegiada do funcionamento das instituições públicas. Em seguida, tive a honra de ser eleito vereador em Betim por dois mandatos, tendo sido o vereador mais votado da cidade em 2008.

Fale sobre sua experiência à frente da Seter. Você faz um balanço positivo do trabalho realizado? Qual marca você acredita ter deixando?

Durante esses mais de 25 anos dedicados à vida pública, a Superintendência de Trabalho, Emprego e Renda se tornou um lugar onde aprendi muito e construí amizades duradouras. No contato diário com trabalhadoras e trabalhadores, pude compreender suas necessidades e ajudar o governo a desenvolver diversos projetos que estão em vigor atualmente, buscando melhorar as condições de vida dessas pessoas.

Cite as principais ações realizadas na Seter durante sua gestão.

Acredito que transformamos a Superintendência de Trabalho, Emprego e Renda em um grande centro de apoio às empresas e aos trabalhadores. Entre os programas desenvolvidos, destaco oJovem do Bem, o Programa de Apoio ao Artesão na Economia Solidária, de Inserção da Pessoa com Deficiência no Mercado Trabalho, de Apoio à Mulher em Situação de Violência Doméstica, o Empregabilidade do Egresso do Sistema Prisional, de Inserção do Imigrante no Mercado de Trabalho, o Emnprebabilidade da População LGBTQIAPN+, o Oportunidades para a Maturidade, o Agende Profissional, além do Serviço de Apoio ao Trabalhador (SAT). Cito ainda o programa de apoio psicológico ao trabalhador que enfrenta dificuldades para se inserir no mercado de trabalho, que representa uma iniciativa de grande relevância para melhorar a vida dos trabalhadores.

Nesses sete anos, quantas pessoas conseguiram uma colocação no mercado de trabalho via Seter?

Foram 14.870 pessoas que conseguiram ter a carteira assinada por meio da Seter. É claro que Betim gerou muito mais emprego do que isso.

Betim tem alcançado recordes na geração de empregos. Qual período registrou a maior alta nos últimos 12 meses?

Em maio de 2023, tivemos o maior saldo de geração de empregos em um ano, com 3.034 vagas geradas.

Quais setores têm empregado mais em Betim?

Nossa cidade possui diversas vocações, e os setores do comércio e de serviços têm se destacado como um dos principais contratantes de trabalhadores. A indústria, de maneira geral, também desempenha um papel importante na empregabilidade dos moradores de Betim.

Como era a interface da Seter com as empresas do município?

Desde o início desta administração, em 2017, criamos o programa Linha Direta com as Empresas e saltamos de algumas poucas empresas para atender mais de 400 estabelecimentos, o que consideramos um avanço fundamental na relação com os empregadores do município.

Você encerrou sua gestão na Seter lançando o programa o Agende Profissional. Fale mais a respeito dessa iniciativa.

O programa Agende Profissional visa cuidar do agenciamento da mão de obra autônoma, proporcionando tranquilidade e garantia tanto para o contratado quanto para o contratante.

Você seguirá no mundo político? Pretende retornar como candidato no ano que vem?

A política sempre esteve presente em minha vida, embora, nos últimos anos, eu tenha me afastado do debate político municipal e não esteja filiado a nenhum partido. No entanto, tenho a intenção de me filiar a uma agremiação partidária e de participar efetivamente da política de Betim. Não posso afirmar, neste momento, se serei candidato ou se, caso eu seja, qual cargo disputarei, mas garanto que estarei à disposição da nossa cidade. Ao deixar a Seter, não tenho previsão de assumir nenhum outro cargo (seja municipal, estadual ou federal). Pretendo dedicar um tempo pra cuidar de minhas atividades advocatícias, de uma associação de benefícios da qual faço parte e também auxiliar na estruturação de um instituto que trabalhará com a formação dos trabalhadores para o mercado de trabalho. Acredito que esta será a missão da minha vida daqui para frente, após a valiosa experiência que tive na Seter.

Que recado você deixa para a população?

Agradeço a todos os betinenses pelo apoio e pela confiança depositados em mim ao longo desses anos de serviço público. Continuarei empenhado em contribuir para o desenvolvimento da cidade e para a melhoria da qualidade de vida dos habitantes.