Meio ambiente

Ações educativas são realizadas em Betim em comemoração ao Dia da Água

Blitz e apresentações teatrais em centros infantis estão na programação

Publicado em 22 de março de 2023 | 18:39

 
 
Blitz educativa percorreu principais ruas do Centro. Blitz educativa percorreu principais ruas do Centro. Foto: Peter Oliveira/ Prefeitura de Betim
normal

Até a próxima sexta-feira (24), diversas ações educativas serão realizadas em Betim, na região metropolitana de BH, em comemoração ao Dia da Água, celebrado nesta quarta-feira (22). De acordo com informações divulgadas pela prefeitura, as atividades serão orquestradas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semmad), com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de preservar mananciais e não desperdiçar esse recurso no dia a dia.

Ao longo do dia de hoje, uma blitz educativa passou pelas principais ruas da região central. A equipe de mobilizadores socioambientais abordou motoristas e pedestres para entregar um copo com água como símbolo de preservação. 

Além disso, quatro centros infantis do município têm recebido a equipe de educação ambiental e as personagens Juca Folha, Maria Flor e Edinho para uma peça teatral interativa que trata sobre a escassez da água com linguagem lúdica. 

Um mural contendo exemplares dos bonecos utilizados na peça está sendo fixado nas instituições juntamente com ilustrações de gotinhas de água feitas pelos próprios alunos.

“A educação ambiental tem papel fundamental no desenvolvimento sustentável do município. A partir de ações como essa, a Prefeitura de Betim pretende alcançar pessoas de todas as idades e colaborar para a construção de uma cidade cada vez mais consciente, tornando o cidadão mais ativo e multiplicador de condutas favoráveis ao meio ambiente”, salienta o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Ednard Tolomeu.

Limpeza da Várzea das Flores

Outra ação em comemoração pelo Dia da Água foi a limpeza do entorno da Várzea das Flores, realizada por 62 alunos do curso de formação da Guarda Municipal de Betim. Cerca de 2 toneladas de lixo, a maioria garrafas de vidro, embalagens e restos de alimentos, foram recolhidos das margens da lagoa.