Aluna de Betim se destaca na Mostra Nacional de Feiras de Ciências, em Brasília | O TEMPO Betim
 
Educação

Aluna de Betim se destaca na Mostra Nacional de Feiras de Ciências, em Brasília

Ingrid representou o grupo de trabalho que desenvolveu um projeto sustentável na Escola Municipal Aristides José da Silva

Publicado em 14 de setembro de 2023 | 14:12

 
 
Ingrid e a diretora, Ana Mércia, representaram a escola Ingrid e a diretora, Ana Mércia, representaram a escola Foto: Prefeitura de Betim/ Divulgação
normal

A estudante Ingrid Nicole Sousa dos Santos, de 16 anos, da Escola Municipal Aristides José da Silva, no Jardim Teresópolis representou Betim, na região metropolitana de BH, na 4ª Mostra Nacional de Feiras de Ciências.

O evento começou na terça e se encerra nesta quinta (14), na sede do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em Brasília (DF). A mostra reuniu 35 projetos de 20 Estados.

No evento, Ingrid apresentou o trabalho ‘Bioart: arte e moda sustentável’, desenvolvido em 2022 por ela e mais cinco colegas da escola: Ana Paula Pereira Patrício, Caroline Andrade de Oliveira, Julia Oliveira Candido, Rafaella de Almeida Sousa e Rai Teixeira Vilaça.

Sob a orientação do professor de Ciências Marcos Cabral de Melo, elas produziram uma linha de tintas de pigmentos vegetais para pintura em papel e tecido com baixo custo, boa qualidade e ausência de componentes tóxicos. 

"Nosso grupo na escola teve a ideia de produzir essa tinta porque uma das integrantes, a Julia, que gosta e tem talento para desenhar, sugeriu. Com isso, colocamos no papel os problemas de outras tintas, como a tinta óleo, que danifica o solo e é mais cara, e também as reações nas peles, principalmente quem tem alergia como eu. Estamos felizes por ajudar outras pessoas e por incentivar outros jovens. Espero ser exemplo para outros alunos. Mas, acima de tudo, estou levando muito a sério a oportunidade de representar meu grupo, minha escola, meu bairro e minha cidade", contou a aluna Ingrid Nicole Sousa dos Santos. 

O trabalho foi destaque na Feira Escolar de Sustentabilidade, Tecnologias e Iniciação Científica (Festic) da escola, e, por isso, foi inscrito em dois eventos: a 23ª Feira da Educação Básica da UFMG Jovem e a 10ª Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas (Febrat). Nos dois, conquistou o 1º lugar geral na categoria ensino fundamental, sendo indicado para a Mostra Nacional de Feiras de Ciências.