Concerto Didático

Alunos da rede municipal fazem imersão em música clássica em Betim

Mais de mil estudantes já participaram do projeto

Publicado em 19 de agosto de 2022 | 14:43

 
 
normal

O acesso ao universo da música clássica ficou restrito, durante grande parte da história, às camadas sociais mais abastadas. A origem do estilo é uma das explicações para que a manifestação cultural ainda seja vista de forma erudita, já que a música clássica surgiu na Europa, no século XVI, para divertir os monarcas. Em Betim, um projeto das secretarias municipais de Educação e de Arte e Cultura, em parceria com a Sociedade Artística Brasileira (Sabra), trabalha para que a música clássica seja popularizada entre os alunos da rede pública de ensino do município.

“Além de promover uma experiência cultural, levando os alunos da rede pública até o teatro para assistirem a um concerto, o projeto também contempla a parte educativa”, explica o secretário de Arte e Cultura de Betim, Gê Rodrigues.

Em menos de seis meses, o projeto Concertos Didáticos já proporcionou uma imersão no tema para mais de mil estudantes das escolas municipais Raul Saraiva Ribeiro, Sebastião Ferreira de Oliveira, Barão do Rio Branco e Josefina Macedo Gontijo. Uma vez por mês, sempre às quintas-feiras, alunos de diferentes instituições de ensino participam de um bate-papo com o maestro regente da Orquestra Sinfônica de Betim, Márcio Miranda Pontes e com professores de música da Sabra. Os encontros ocorrem no teatro municipal.

“O principal diferencial desses concertos é estimular o interesse e a percepção musical, além de aproximar os estudantes de um repertório que muitas vezes encontra-se distante de suas realidades”, destaca o maestro.

Na próxima quinta (25), às 15h, será a vez de cerca de 400 estudantes, das escolas municipais José Maria Campos e Olímpia Maria da Glória terem contato com o universo da música clássica. “As apresentações têm proporcionado aos alunos o acesso à música erudita e uma nova experiência de ver de perto uma orquestra”, pontua a secretária municipal da Educação, Marilene Pimenta.