Falta de luz

Apagão afeta produção das plantas da Stellantis em Betim e em PE por 40 minutos

Ainda em Betim, houve queda de energia no Hospital Regional, mas os geradores foram acionados automaticamente, sem prejuízo nos atendimentos

Publicado em 15 de agosto de 2023 | 18:11

 
 
Planta da Stellantis em Betim Planta da Stellantis em Betim Foto: Léo Lara / Divulgação FCA
normal

A produção de veículos das fábricas da Stellantis em Betim, na região metropolitana de BH, e em Goiana, o Estado de Pernambuco, foi prejudicada por causa do apagão que afetou 25 Estados e o Distrito Federal no Brasil na manhã desta terça-feira (15/08). 

Segundo a assessoria de imprensa da fabricante de automóveis, a produção foi interrompida nas duas plantas por cerca de 40 minutos, mas alegou que não há cálculos de perdas geradas pelo ocorrido. "Após a normalização do fornecimento de energia, os sistemas de produção foram gradualmente restabelecidos", informou em nota. 

A assessoria explicou ainda que, em Betim, a fábrica tem 2,2 milhões de m² e uma carga elevada, por isso, não há como sustentar todas as operações simultaneamente por gerador, apenas as áreas essenciais.

Ainda em Betim, a prefeitura informou que, com o apagão, o Hospital Público Regional de Betim teve queda de fornecimento de energia elétrica, mas declarou que os geradores foram acionados automaticamente, não havendo prejuízos nos atendimentos dos pacientes. "A energia já foi restabelecida", informou.

As causas dos apagão em todo o Brasil ainda serão esclarecidas, mas já se sabe que ele está relacionado a uma ocorrência no Sistema Interligado Nacional (SIN), o sistema de grande porte para produção e transmissão de energia elétrica para todo o país, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).