Manifestação

Após ameaça de massacre em escola estadual de Betim, pais pedem por segurança

Mensagem no banheiro feminino anunciaria um massacre no dia 20 de abril; Secretaria Estadual de Educação diz que acompanha o caso

Publicado em 10 de abril de 2023 | 12:43

 
 
normal

Pais de alunos da Escola Estadual João Guimarães Rosa, no Icaivera, em Betim, na região metropolitana de BH, realizaram uma manifestação na manhã desta segunda-feira (10), após uma ameaça de massacre na instituição. Vestidos de branco, eles pediram por paz e segurança nas escolas.

No dia 3 de abril surgiu uma mensagem na porta do banheiro feminino dizendo que ocorreria um massacre no dia 20 de abril. E um outro bilhete circulou pela escola dois dias depois, com a mensagem "Matar ou morrer". 

"Diante dessa calamidade nós queremos colocar um ponto específico de segurança no nosso bairro. Estamos muito apreensivos, é semana de prova e muitos pais não querem mandar os filhos para a escola. Eu não mandei meus filhos hoje. Eu não vou pagar para ver", afirmou a mãe de dois alunos Walkyria Marques, de 33 anos.

Outra mãe de aluna foi a Ana Lúcia de Souza. Ela afirmou que a filha, ao saber das ameaças, sofreu uma crise de ansiedade e não conseguiu ir à escola. "O que reivindicamos é policiamento. Se tem segurança em banco, que lida apenas com cédulas, não terá nas escolas, onde estão crianças?", questionou.

Emocionada, a professora Darci de Oliveira também pediu por mais segurança. "Infelizmente estamos à mercê. Estamos lutando pela cultura da paz nas escolas. O que precisamos é segurança para sair de casa e ir trabalhar", disse. 

Resposta

Uma reunião a portas fechadas foi realizada entre a direção da escola, Polícia Militar e Guarda Municipal, com o intuito de tranquilizar os pais.

Em nota, a secretaria estadual de educação informou que as aulas na instituição ocorreram normalmente e que a "Superintendência Regional de Ensino Metropolitana B, responsável pela coordenação da escola, está acompanhando a situação e prestando o apoio necessário à comunidade escolar". 

 

Confira a nota na íntegra:

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) informa que as aulas na Escola Estadual João Guimarães Rosa, em Betim, estão ocorrendo normalmente nesta segunda-feira (10/4). Sobre a manifestação realizada, a direção da unidade, junto com a Polícia Militar e a Guarda Municipal, realizou uma reunião com esses pais para tranquilizá-los sobre as medidas que estão sendo tomadas para prevenção da violência. A Superintendência Regional de Ensino Metropolitana B, responsável pela coordenação da escola, está acompanhando a situação e prestando o apoio necessário à comunidade escolar. 

Ressaltamos que a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) vem atuando junto a SEE/MG  para prevenir e coibir as supostas ameaças de massacres. Assim que detectadas as ameaças, a PMMG tem intensificado a Patrulha Escolar em torno das unidades. Além disso, os órgãos competentes trabalham para identificar os suspeitos das postagens.