Instituto CP2

Após quase sete anos de governo, Vittorio é aprovado por 72% da população

Índice do prefeito se mantém o mesmo, dentro da margem de erro, desde maio de 2020

Publicado em 14 de setembro de 2023 | 22:47

 
 
Vittorio Vittorio
normal

Depois de quase sete anos administrando a cidade, Vittorio Medioli mantém altos índices de aprovação e de boa avaliação de sua gestão. De acordo com pesquisa realizada em Betim, entre os dias 10 e 28 de agosto, em todas as dez regiões da cidade, o prefeito possui 72,3% de aprovação. De acordo com Instituto CP2, que realizou o estudo com 2.100 entrevistados de todas as faixas de renda, idade, religião e escolaridade, a grande popularidade do prefeito se mantém, dentro da margem de erro de 2,14% e do nível de segurança de 95%, desde maio de 2020. 

Do total de entrevistados, 56,1% consideram o governo de Vittorio Medioli bom ou muito bom; outros 28,3% o consideram regular; e 12,2%, ruim ou muito ruim. Os que não sabem ou não quiseram responder somam 3,3%. 

Entre as regiões com maior positividade, ou seja, aquelas que possuem avaliação positiva superior aos 56,7% de média, estão, por ordem, Citrolândia (66,7%), Centro (62,2%) e Alterosas (62,1%). Já as regiões que possuem as menores avaliações positivas da gestão são Icaivera e Petrovale, com 30% e 41,6% das pessoas que consideram a gestão boa ou muito boa, respectivamente. 

Com relação à aprovação, cinco das dez regiões administrativas da cidade aprovam Vittorio Medioli acima da média de 72%. No Centro, por exemplo, 80,3% das pessoas aprovam o trabalho do prefeito. Nas regiões Alterosas, Citrolândia, Teresópolis e Imbiruçu esse índice, pela ordem, é de 78,9%, 76,9%, 73,5% e 73,2%. A região que foge à regra é o Icaivera, onde o prefeito possui uma reprovação de 52%, ou seja, mais que a aprovação nesse bairro, que é de 42%. </CW>

Os principais motivos para a boa avaliação da gestão de Medioli apontados pela pesquisa são as obras de infraestrutura (25,6%), saúde (24,4%), educação (10,9%) e os atributos de gestão (7,1%) Já os 12,2% da população que desaprovam o governo dizem ter essa percepção por causa da saúde (45,8%), da infraestrutura (15,8%), dos atributos de gestão (11,7%) e da educação (8,6%). 

Coordenadora de pesquisas do Instituto CP2 Pesquisas, Audrey Dias afirmou que, mesmo após esses quase sete anos de mandato, o resultado da avaliação popular de Vittorio pode ser considerado excelente. “Mesmo levando em conta os desgastes naturais de dois mandatos e a chegada do fim de sua gestão, ele continua com uma avaliação superior ao padrão. Também há de se considerar os problemas que o governo enfrentou nos últimos meses. Parece que a troca de secretários e as situações envolvendo gestores municipais, inclusive com a demissão de alguns, não impactaram a imagem do prefeito, que se mantém, isoladamente, como a principal liderança política de Betim”, salientou.

Honestidade do prefeito é um dos atributos mais apontados

Em relação à opinião das pessoas entrevistadas pelo Instituto CP2 sobre a personalidade de Vittorio Medioli, foi realizada uma técnica que estabelece uma hierarquização de todas as citações das pessoas abordadas por meio da chamada “nuvem de palavras”.

Entre as palavras ou frases mais citadas pelos ouvidos, estão “honestidade”, “transparente”, “bem falado” e “tenta fazer o melhor”. 

Para obter uma análise mais abrangente da imagem do prefeito de Betim entre os betinenses, o instituto atestou a correlação de 11 atributos de personalidade relevantes para a figura de administrador público com a satisfação em relação à administração.

O resultado aponta que o prefeito de Betim é visto pela população como alguém que fala com clareza, que usa palavras de fácil entendimento para as pessoas, que inspira confiança, que apresenta alternativas para os serviços prestados e que tem real interesse em resolver os problemas de todos os moradores.