Arte urbana

Artistas de Betim se reúnem para colorir muro da biblioteca pública

Trabalho começou nesta terça (4) e será concluído no próximo domingo, com a participação de cerca de 20 pintores

Publicado em 04 de julho de 2023 | 20:43

 
 
Uma das obras pintadas no muro, feita pelo ilustrador Kiko. Uma das obras pintadas no muro, feita pelo ilustrador Kiko. Foto: Carolina Miranda/ O Tempo

Artistas de diversos bairros de Betim, na região metropolitana de BH, se reuniram para deixar o muro da Biblioteca Pública Leonor de Aguiar Batista, no bairro Angola, ainda mais colorido. Cerca de 20 ilustradores, grafiteiros, tatuadores, entre outros profissionais da área, começaram, nesta terça-feira (4) a renovar a pintura do espaço, na rua do Rosário.

De acordo com o ilustrador e grafiteiro João Paulo da Silva, o 'Skilo', o desenho original foi feito, também por artistas da cidade, há 13 anos. “Percebemos que o muro estava muito desgastado e reunimos a galera que pintou da última vez para fazer essa arte novamente e alegrar a cidade”, conta.

O ilustrador e tatuador Kiko também participa da iniciativa. Ele explica que o tema das obras é livre. “Cada um aqui expressa sua arte de uma forma diferente. Eu, por exemplo, costumo fazer corujas, o Skilo faz esquilos, outros fazem personagens, letras, entre outras manifestações”, destaca. “Essa arte, além de valorizar a beleza estética da cidade, promove a interação entre o público. A meninada passa e admira”, complementa o artista Ítalo Soisa.

Conforme Skilo, no próximo domingo (9), todos os artistas vão se reunir novamente para concluir o trabalho.

Reações

A dona de casa Fernanda Oliveira passava com o neto, Pedro Luiz, de 7 anos, quando os artistas realizavam a pintura e ficou admirada com o trabalho. “São lindos esses desenhos! Se eu fosse mais nova eu iria até querer tentar fazer”, disse.

“Eu acho que (o desenho) deixa a cidade mais bonita. O que eu mais gostei foi o esquilinho montado no unicórnio”, opinou o garotinho.

A secretária de educação, Marilene Pimenta, elogiou a iniciativa dos artistas em refazer a pintura do espaço.

"Sabemos que em 2010 eles já tinham feito esse trabalho e deixou o espaço mais colorido e alegre. A ideia é pintar elementos que reforcem e incentivem a importância da leitura. Queremos valorizar ainda mais o trabalho desses profissionais que são da nossa cidade e aproximá-los dos nossos alunos", afirmou.