Política

Assistência Social promove conferência nesta semana em Betim

Encontro na terça e na quarta irá debater e propor políticas do setor no município

Publicado em 10 de julho de 2023 | 12:22

 
 
Dezenove pré-conferências ocorreram com a participação de servidores da Secretaria Municipal de Assistência Social e usuários. Dezenove pré-conferências ocorreram com a participação de servidores da Secretaria Municipal de Assistência Social e usuários. Foto: Prefeitura de Betim/ Divulgação
normal

Nesta próxima semana, os serviços de assistência social no município serão pauta na 14ª Conferência Municipal de Assistência Social. O evento será realizado na terça (11) e na quarta-feira (12), no auditório Ady Rosa de Freitas, no Centro Administrativo. Em 2022, o tema é “Reconstrução do Suas: o Suas que temos e o Suas que queremos”.

A secretária municipal de Assistência Social, Gabriela Araújo, explica que a conferência é a finalização dos 19 encontros preparatórios ocorridos desde abril, que contaram com a participação de 1.665 pessoas entre usuários do Sistema Único de Assistência Social (Suas), trabalhadores do setor e representantes de entidades ligadas à assistência social do município. Nas ocasiões, eles puderam apresentar propostas de melhorias para o setor.

“A conferência municipal é o fechamento do ciclo do debates e dá início ao momento de analisar os anseios dos trabalhadores, usuários e entidades para que sejam colocados em prática nas políticas públicas da assistência social”, salienta.

Programação

Na terça-feira (11), das 13h às 17h, será realizada a abertura oficial, com a palestra “Direitos Sociais e Democracia: Construção e Consolidação do Sistema Único de Assistência Social”, ministrada pela coordenadora do curso de direito da PUC Minas, Marilene Durães, e pela professora do curso de direito da PUC Minas, Glays de Fátima Silva. Haverá ainda apresentação musical da orquestra Sol das Gerais, da associação Projeto Gente Grande. 

Na quarta-feira (12), o evento será realizado das 8h às 17h. Serão debatidos os seguintes eixos: financiamento; controle social; benefício e transferência de renda; articulação entre os segmentos e serviços, programas e projetos. Haverá ainda o debate e a deliberação das propostas que serão inseridas no relatório da conferência. Por fim, serão escolhidos os delegados que representarão Betim na conferência metropolitana.

Para o presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), André Diniz, o evento irá promover um intercâmbio entre os atores envolvidos no setor.

“A conferência é uma oportunidade de o governo ouvir a sociedade, principalmente os envolvidos, como trabalhadores, usuários e entidades, para avaliar como está a política pública, realizar propostas e rever os procedimentos que possam ser aprimorados”, destaca.