Em Seul

Atleta de Betim se destaca em campeonato mundial de taekwondo

Ana Julia Arantes conquistou o quinto lugar na modalidade poomsae, a melhor colocação de um representante da cidade

Publicado em 26 de abril de 2022 | 18:26

 
 
normal

Mais um marco para o esporte betinense. A atleta de taekwondo do projeto Viva o Esporte/Ramacrisna Ana Julia Arantes conquistou o quinto lugar no Campeonato Mundial de Poomsae (sequências de ataques e defesas que simulam uma luta contra algum oponente), realizado no último fim de semana em Seul, na Coréia do Sul. A atleta representou não apenas Betim, mas o Brasil na competição. Foi a primeira vez que um atleta de taekwondo de Betim alcançou essa colocação no poomsae.

Ana Julia disputou o mundial na categoria cadete (12 a 14 anos) na classe de duplas em conjunto com o atleta Pedro Henrique Silva, outro competidor mineiro que representou o Brasil no evento.

“Estou muito grata por participar de um evento tão especial e enriquecedor para a minha vida. Foi incrível poder conhecer o berço do taekwondo, a sua história, outros povos, culturas, além de viver histórias e momentos que serão sempre lembrados com muito carinho por mim e por todos os que participaram. Ser a quinta melhor do mundo é algo que me deixa muito feliz, grata e esperançosa para me tornar cada vez melhor”, disse Ana Julia.

O campeonato bienal não ocorria há quatro anos, pois a última edição, que seria realizada em 2020, foi cancelada em razão da pandemia da Covid-19. Nesta edição, o mundial bateu um recorde de competidores: mais de 700 participantes.

Para o mestre de taekwondo do projeto Viva o Esporte/Ramacrisna, Wellis Pinheiro, “é muito satisfatório ver uma aluna chegar tão longe em uma competição desse nível. A conquista mostra que o trabalho do projeto vem gerando resultados positivos e muito importantes para a formação dos atletas que, como a Ana Julia, estão chegando ao alto rendimento”.