Taekwondo

Atletas de Betim são medalhistas no Campeonato Mineiro

Todos os oito alunos do programa Viva o Esporte/Ramacrisna, e quatro da academia Alcateia, que competiram subiram ao pódio no torneio disputado em Itabira

Publicado em 21 de março de 2023 | 14:55

 
 
Esportistas são do Programa Viva o Esporte/ Ramacrisna, da prefeitura de Betim; e da academia Alcateia de Artes Marciais, no bairro Angola Esportistas são do Programa Viva o Esporte/ Ramacrisna, da prefeitura de Betim; e da academia Alcateia de Artes Marciais, no bairro Angola Foto: Ronaldo Silveira/ O Tempo
normal

Doze atletas de taekwondo de Betim se destacaram na 1ª etapa do Campeonato Mineiro de Taekwondo, realizado no último fim de semana, entre os dias 17 e 19, na cidade de Itabira, no interior de Minas Gerais.

Oito participantes do Programa Viva o Esporte/ Ramacrisna, da Prefeitura de Betim, foram medalhistas, sendo cinco que receberam a de ouro, dois de prata e um de bronze. Os betinenses premiados são: Fernanda Adrielly, Amanda Aires, Pedro Henrique, Rafael Henrique e Ana Júlia com ouro, Victor Augusto e Victor Tadeu com prata e Clauder Gomes ficou com o bronze.

“O desempenho dos alunos foi muito positivo. Agora vamos trabalhar para a segunda etapa do Campeonato Mineiro, pois se eles se destacarem de novo, se classificam para a seleção mineira e podem representar o Estado. Estamos orgulhosos com os resultados que o programa tem trazido para Betim”, afirmou o mestre de taekwondo, Ralph Eufrásio, um dos professores do Viva o Esporte.

Os outros quatro atletas são da academia Alcateia de Artes Marciais, localizada no bairro Angola. Aisha Felícia e Kesseler Paiva, que são faixa preta e faixa vermelha com ponta preta, respectivamente, conquistaram dois ouros. Já Cauã Carvalho e Yago de Paula, que são faixa preta e cinza, receberam duas pratas. Com exceção de Aysha, que já tem trajetória em competições, os outros três foram estreantes na prova.

“A gente tem o trabalho de competição e de formação também, o trabalho de base. Os quatro vencedores estão engajados no projeto de competição. São atletas que têm se destacado no esporte, ou em outras competições que participam”, explicou o mestre de Taekwondo e professor da Alcateia, Gabriel Sampaio.

Reconhecimento

Durante a primeira etapa do Campeonato Mineiro de Taekwondo, os melhores de 2022 também foram homenageados. Entre eles os betinenses Victor Augusto, de 16 anos, e Ana Júlia Gonçalves, de 15. No ano passado, ele representou o país no Campeonato Pan-Americano de Taekwondo na modalidade de luta, Kiorugui, e foi consagrado o melhor na categoria de peso até 63 kg ao ser campeão da Copa do Brasil do esporte. 

Já Ana Júlia conquistou o quinto lugar no Campeonato Mundial da modalidade de poomsae. 

Próxima etapa

No total, 683 atletas de mais de 10 municípios participaram da 1ª etapa do Campeonato Mineiro. A próxima fase será no dia 30 de abril, em Mariana. O ciclo do estadual se encerra em maio, com a terceira etapa a ser realizada em Igarapé. Os atletas vão passar pelas etapas estaduais e seguem para as disputas nacionais.

Confira abaixo os atletas de Betim que conquistaram medalhas em Itabira:

- Ouro

Fernanda Adrielly

Amanda Aires

Pedro Henrique

Rafael Henrique

Ana Júlia

Aysha Felícia

Kesseler Paiva

- Prata

Victor Augusto

Victor Tadeu

Cauã Carvalho

Yago de Paula,

- Bronze

Clauder Gomes