Audiência pública debate mudanças no Plano Diretor em Betim | O TEMPO Betim
 
Revisão

Audiência pública debate mudanças no Plano Diretor em Betim

Reunião será na segunda (23), e a população poderá participar de forma virtual

Publicado em 20 de outubro de 2023 | 16:12

 
 
Discussão será transmitida no YouTube Discussão será transmitida no YouTube Foto: Cristiane Mattos
normal

Acontece, na próxima segunda-feira (23), às 13h30, uma audiência pública para apresentar e debater novas alterações no Plano Diretor do município. A apresentação será transmitida ao vivo pelo canal oficial da prefeitura no YouTube, e a população poderá participar da discussão enviando dúvidas e ponderações em tempo real via chat. 

De acordo com o secretário municipal de Ordenamento Territorial e Habitação (Sorteh), Marco Túlio Freitas, no decorrer dos últimos anos, áreas caracterizadas como rurais têm sido transformadas em espaços com características urbanas em Betim. “Por esse motivo, atendendo a uma recomendação do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG), a Sorteh fará nova revisão do Plano Diretor para adequar a realidade atual do município à legislação vigente”, explicou.

Ele adianta que, entre as principais alterações propostas, estão a redelimitação de parte da zona rural da cidade, com a criação de novas Áreas de Interesse Ambiental (AIAs) visando à proteção da vegetação nativa.

“Com isso, será possível que regiões que hoje são consideradas pelo Plano Diretor como zonas rurais, mas que, na prática, possuem características urbanas, recebam novos empreendimentos e equipamentos para a melhoria da infraestrutura desses espaços, sem deixar de observar a relevância das características ambientais”, pontuou.

Uma reunião entre a Comissão Executiva do Plano Diretor e o Conselho do Plano Diretor de Betim será realizada, nesta sexta-feira (20), para debater e deliberar as propostas traçadas antes da realização da audiência pública na segunda (23). Depois das possíveis considerações da audiência, o Executivo apresentará à Câmara Municipal projeto com modificações pontuais nos mapas e no texto da lei para apreciação e discussão dos vereadores.

“A aprovação das alterações propostas será imprescindível para o ordenamento das atividades referentes ao planejamento urbano em Betim e para construirmos uma cidade com cada vez mais qualidade de vida para todos, independentemente da área que habitam”, conclui Marco Túlio Freitas.