Vamos estudar!

Aulas na rede municipal de Betim retornam nesta quinta-feira (2) com novidades

Novos computadores, televisores, material didático especializado e kit escolar estão entre os benefícios para incentivar o ensino na cidade

Publicado em 01 de fevereiro de 2023 | 13:14

 
 
Mais de 60 mil alunos são aguardados nas escolas. Mais de 60 mil alunos são aguardados nas escolas. Foto: Prefeitura de Betim/ Divulgação
normal

As escolas municipais de Betim se preparam para receber os alunos nesta quinta-feira (2), no início do ano letivo. De acordo com a Secretaria da Educação (Semed), mais de 60 mil alunos do ensino fundamental e da educação infantil são aguardados nas escolas, nos Centros Infantis Municipais (CIM) e nas creches conveniadas.

Ainda conforme a secretaria, os professores já se apresentam nas unidades nesta quarta (1º), para realizarem o planejamento do primeiro semestre letivo do ano e traçar metas para a área pedagógica. Eles vão contar com novidades, como: cadernos pedagógicos, além de novos equipamentos como computadores e televisores.

Melhorias no ensino

No segundo semestre de 2022, a coordenadoria do ensino fundamental da Semed realizou mapeamento baseado nos resultados obtidos nas provas aplicadas pelo Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública (Simave), pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e nas avaliações formativas do Ministério da Educação (MEC). 

Com esse levantamento foi possível identificar as dificuldades na aprendizagem dos alunos do 1º ao 9º ano. Para proporcionar um complemento pedagógico, então, foi elaborado um material para as disciplinas de português e matemática. Esse material também será utilizado pelo professor em sala de aula com todos os alunos. Neste primeiro semestre, cada aluno do 5º ao 9º ano receberá essas duas apostilas, que foram elaboradas especificamente para cada ano de ensino. 

A secretária municipal da Educação, Marilene Pimenta, ressalta a importância de oferecer tantos benefícios aos alunos já no início do ano letivo. 

“Buscamos, cada vez mais, aprimorar o ensino municipal para que os alunos possam trilhar um futuro promissor. A produção do caderno pedagógico é inédito em Betim. Com ele, além de motivar os alunos e possibilitar uma aprendizagem mais eficiente, vamos eliminar o analfabetismo funcional. A gestão municipal segue investindo muito em educação, com ações como a compra de novos computadores, livros e televisores, isso sem falar nas incontáveis construções e reformas. Tudo isso pensando na qualidade de vida de nossos alunos”. 

Novas aquisições 

Os educadores e alunos também terão à disposição computadores adquiridos pela prefeitura. No total, foram compradas 5 mil novas máquinas. Os equipamentos serão usados para incentivar o combate ao analfabetismo digital. Além disso, a prefeitura comprou mais de 300 televisões de 65 polegadas para que os estudantes possam ter acesso a um conteúdo mais dinâmico passado pelos professores durante as aulas. 

Kit Escolar

Conforme já noticiado pelo O Tempo Betim, o material começará a ser entregue na primeira semana de aula e seguirá durante a primeira quinzena de fevereiro. Fazem parte do kit alguns itens básicos como mochila, lápis de cor, borracha, caderno, tesoura, estojo, régua, apontador, canetas, tinta e pincel, além de agenda, giz de cera e massa para modelar.

Serão quatro versões do benefício, conforme o ciclo de cada aluno, a fim de atender todas as necessidades do ensino, sendo: de 0 a 3 anos, 4 e 5 anos, anos iniciais e anos finais.

Receberão o benefício os estudantes da educação infantil, incluindo a rede parceira, do ensino fundamental (1º ao 9º ano) e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).