Betim

Bacia do córrego Goiabinha passa por limpeza preventiva

Intervenção visa evitar transbordamentos durante o período chuvoso e deverá ser concluída até o fim de outubro

Publicado em 23 de setembro de 2022 | 17:51

 
 
normal

A Prefeitura de Betim deu início, neste mês, à limpeza e ao rebaixamento da bacia de detenção do córrego Goiabinha, na região do Citrolândia, para prevenir alagamentos na região. A estrutura, construída em 2020, tem capacidade para armazenar até 95 mil metros cúbicos de água.

As intervenções na bacia fazem parte de um cronograma de ações realizadas pela Empresa de Construções, Obras, Serviços, Projetos, Transportes e Trânsito (Ecos) e visam incrementar o espelho d’água, que aumenta o amortecimento no momento em que houver um grande volume pluviométrico.

De acordo com a Ecos, a função da estrutura é reter o volume de água e liberá-la de maneira controlada no canal da avenida Goiabinha, evitando inundações. “O reservatório controla o escoamento da água das chuvas, liberando gradativamente a água acumulada e impedindo alagamentos à jusante. Essa é mais uma ação de prevenção que o município vem executando em todas as regiões da cidade”, informa a presidente da empresa, Marinésia Costa Makatsuru.

A previsão, conforme consta no cronograma, é que os trabalhos sejam concluídos até o fim de outubro.