Saúde da mulher

Betim abre consulta pública sobre Protocolo de Pré-natal e Puerpério

Pesquisa pretende normatizar o atendimento à mulheres grávidas e puérperas na rede SUS da cidade

Publicado em 02 de junho de 2023 | 16:31

 
 
Mulher grávida. Mulher grávida. Foto: Pixabay/ Divulgação
normal

Está no ar a consulta pública sobre o Protocolo de Pré-natal e Puerpério, voltada para pacientes de Betim, na região metropolitana de BH. O documento pode ser acessado pelo site da prefeitura, e as respostas enviadas até o dia 20 de junho (clique aqui para acessar o formulário).

De acordo com a referência técnica em Saúde da Mulher, Maycon Winderson, a iniciativa visa tornar viável a participação da sociedade, representada por profissionais, instituições de ensino e seus estudantes, gestores, organizações sociais, associações e usuários dos sistemas público e privado da saúde, na construção e na validação dessa normativa.

"Trata-se de um documento técnico que normatiza os serviços da atenção primária para assistência à mulher no ciclo gravídico-puerperal. Foi construído por uma equipe multiprofissional da Prefeitura de Betim em parceria com a PUC Minas que buscou embasá-lo em evidências científicas atuais e na legislação vigente. Isso dá segurança para os trabalhadores do SUS Betim e garante qualidade da assistência para as usuárias", destaca.

Entenda

A elaboração do documento foi iniciada por um grupo técnico interdisciplinar e representativo de profissionais da rede municipal de saúde em setembro de 2019. Porém, o tarablho precisou ser interrompido com o início da pandemia de Covid-19 e foi retomado a partir da parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e a PUC Betim para a realização do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET- Saúde: Gestão e Assistência – 2022/2023).

Segundo Maycon, o PET-2022/2023 consiste num projeto amplo que abarca três eixos, sendo um deles o projeto Promoção do Cuidado Integral à Gestante e à Puérpera, que tem como produtos a instituição do referido protocolo na rede SUS Betim e a capacitação das equipes multiprofissionais de duas unidades básicas de saúde locais. “

Participam desse projeto professores da PUC, profissionais da rede SUS Betim, além de acadêmicos dos cursos de Psicologia, Enfermagem, Medicina, Biomedicina e Fisioterapia”, detalha.

A secretária municipal de Saúde, Patrícia Evangelista, enfatiza a relevância dessa ação para a organização da atenção primária à saúde. “A instituição desse protocolo padroniza o cuidado à saúde da mulher de forma preventiva e de acordo com os conhecimentos científicos mais atuais. Desse modo, oferecemos orientações técnicas aos trabalhadores, que passam a atuar com mais segurança, e contribuímos para garantir às usuárias mais qualidade de vida, além de evitar casos de morte materna”, ressalta.